terça-feira, 10 de junho de 2014

A nossa guarda

Hoje celebramos a memória do Santo Anjo da Guarda de Portugal.

Contemplemos este mistério dos Anjos de Deus.

1ª Contemplação - O que dizem os anjos.
Na Primeira leitura o Anjo disse a Daniel: Não temas.
No Evangelho o Anjo disse aos pastores: Não temais.
Sempre que um anjo nos é enviado, dirá a mesma coisa: Não tenhas medo.
Se eu visse um anjo, com certeza iria ficar surpreendido e cheio de medo. Mas não é desse medo que o anjo me quer afastar.
Sempre que eu tenho medo de alguma coisa, da vida, da doença, da morte, do destino...
Sempre que tenho medo, Deus envia-me o seu anjo mensageiro para me dizer: Não tenhas medo.
Então um anjo é quem Deus envia para nos libertar do medo, seja de que espécie for.

2ª Contemplação - O que fazem os anjos.
Ainda hoje eu segui na televisão o Presidente da República com a sua guarda de honra. Até mesmo o Santo Padre tem uma guarda suíça para o proteger e fazer guarda de honra.
E eu fico a pensar: Na nossa experiência humana as pessoas grandes, importantes e poderosas têm guardas de honra ou guarda-costas que são gente simples, humilde e sem poder ou estatuto social. E são estes pobres e fracos que protegem os grandes e poderosos deste mundo. E quanto mais poderosos mais guardas têm.
Mas nos negócios de Deus é precisamente o contrário.
Os anjos que nos guardam são ricos, grandes e poderosos e estão a zelar por gente fraca, pobre e insignificante que somos nós.
Na primeira leitura Daniel viu um anjo: vestido ricamente de linho, com cinturão de oiro, o rosto com fulgor de relâmpago, braços e pernas brilhantes como bronze polido. Era de facto uma figura rica, grandiosa e poderosa. E era essa figura assim tão importante que devia ficar ao serviço de uma criatura tão insignificante como o débil Daniel.
Celebrar o anjo da guarda é descobrir que Deus nos envia ao nosso serviço e proteção uma personagem tão majestosa. É que Deus nos trata tão bem. Se Ele nos envia alguém assim é porque nos considera ainda com maior dignidade.
Agradeçamos a Deus tão grande consideração.

Sem comentários: