quinta-feira, 3 de maio de 2012

Terço (39)

Luminosos

As luzes do terço
ou o terço das luzes

1º Mistério - O batismo de Jesus no Rio Jordão
Luz Azul:
É a cor do céu, a cor do nosso Planeta Terra, a cor dos rios e mares. Jesus ao ser batizado é-nos apresentado como o Filho do Deus Altíssimo, o Deus do Céu, que veio até à Terra, à nossa condição humana e é batizado para nos purificar nas mesmas águas regeneradoras.
Acendamos então uma luz azul para nos recordar que vivemos no planeta azul, mas a nossa pátria está no azul do céu e para isso temos de passar pelas águas do batismo e viver nessa fidelidade.

2º Mistério - A revelação de Jesus nas bodas de Caná
Luz Verde:
A intervenção de Jesus nas bodas de Caná assinala o começo da sua missão e intervenção junto dos homens. Este milagre constitui assim uma espécie de semáforo verde, abertura para avançar em frente.
Acendamos então uma luz verde como sinal aberto, passagem aberta, liberdade para seguir em frente cheios de esperança. Que encontremos sempre sinais verdes na nossa caminhada ao serviço de Deus e dos irmãos.

3º Mistério - O anúncio do Reino  de Deus com o convite à conversão
Luz Vermelha:
É a cor do sinal de proibição. Jesus convida-nos a parar, a mudar de vida, a converter o nosso coração. 
Saibamos descobrir no vermelho a cor do nosso coração para escutarmos o anúncio do Reino e viver no ardor do Fogo do Amor de Deus. Que aprendamos a dizer não a tudo aquilo que nos pode separar do amor de Deus.

4º Mistério - A transfiguração do Senhor
Luz Branca:
A cor branca é a junção de todas as cores. Jesus Transfigurado reúne tudo e todos. É por isso que as suas vestes apresentavam no alto do Monte Tabor uma luminosidade envolvente.
Que saibamos contemplar a luz do rosto do Senhor Jesus e que essa luz encontre reflexo no nosso próprio rosto para que vivamos sempre como filhos da luz.

5º Mistério - A instituição da Eucaristia
Luz Amarela:
Bendita, bendita seja a divina Eucaristia que ilumina a santa Igreja como o Sol de cada dia. De facto o amarelo é a cor do Sol e também a cor do trigo loiro. É a cor do ouro, porque não há maior tesouro do que o Santíssimo Sacramento.
Que saibamos guardar no nosso coração o tesouro que o Senhor nos dá em comunhão e que essa luz brilhe em nós por toda a eternidade.


Sem comentários: