Contemplemos o seu RAMALHETE DE VIRTUDES
Ramalhete de virtudes de SÃO DOMINGOS
1 - Mestre Domingos foi sempre homem humilde, manso, paciente, moderado, pacífico, sóbrio, modesto e muito maduro em todos os seus actos e palavras; piedoso, consolador dos demais e em especial dos seus frades; cheio de zelo pela observância regular, muito amante da pobreza tanto na comida como na sua vestimenta e dos frades da sua Ordem e também nos edifícios e igrejas dos frades.
2 - Quando caminhava pelas cidades e vilas, mal levantava da terra os olhos.
3 - Duas ou três vezes foi eleito bispo, mas renunciou sempre, querendo mais viver na pobreza com os seus frades, do que possuir qualquer benefício episcopal.
4 - Raras vezes falava, a não ser com Deus ou de Deus, e sempre procurou persuadir os seus frades a fazerem o mesmo.
5 - Com frequência exortava e animava com palavras e por escrito aos frades da sua Ordem, para que estudassem o Novo e o Antigo Testamento. Sempre levava consigo o Evangelho de Mateus e as Cartas de Paulo, e estudava muito nelas, de tal modo que quase as sabia de cor.
6 - Era alegre e festivo, misericordioso e benigno, consolador dos frades. Se encontrava algum frade que havia faltado em algo, passava como se não o visse; mas depois, com rosto alegre e palavras brandas, lhe dizia: “Irmão, tu fizeste mal, confessa...”. E com suaves palavras induzia a todos à penitência.
7 - Nunca se ouvia sair da boca de frei Domingos palavra feia, ociosa ou nociva.
8 - Nunca, nem nas fadigas dos caminhos, nem no calor da paixão, ou noutras circunstâncias, o viram irado, excitado ou perturbado, mas sempre alegre nas tribulações e paciente nas adversidades.
9 - Nunca celebrava missa sem derramar lágrimas. Passava as noites em oração rezando com soluços e lágrimas. E quando pregava algum sermão aos frades, derramava lágrimas. E muitas vezes os frades também choravam.
10 - Quando frei Domingos ficou doente, daquela enfermidade que o levou depois à morte, os frades estavam juntos a ele e choravam. Frei Domingos disse: “Não queirais chorar, porque eu serei mais útil no lugar para onde vou do que se ficasse aqui”.
Sem comentários:
Enviar um comentário