quinta-feira, 28 de maio de 2009

Terço (31)

Os mistérios gloriosos do
terço do Pentecostes

Com Maria acolhemos o Espírito Santo, reunidos no Cenáculo. Rezemos o Terço do Rosário contemplando os Mistérios gloriosos e a presença do Espírito em nós e na comunidade através das imagens ou símbolos do Espírito Santo.

1º Mistério – A Ressurreição de Jesus
O óleo
Cristo, em grego, quer dizer Ungido. Aquele que o óleo confirmou como eleito de Deus. A Ressurreição confirma essa eleição.
Nós como Cristãos também somos ungidos, participando do óleo do crisma.
Esse óleo é tempero para a nossa vida, dá sabor ao nosso sustento.
É combustível ou fonte de energia.
É curativo e alívio na nossa dor.
É bálsamo na nossa caminhada.
É defesa e nossa paz.
É selo da nossa pertença total a Deus.

2º Mistério – A ascensão de Jesus ao Céu
O vento
Cristo sobe aos céus e promete o Espírito Santo que é como sopro, ar ou vento.
Porque o vento faz mexer connosco, o Espírito é Ação.
Porque ninguém o pode agarrar ou guardar só para si, o Espírito é de todos.
Porque sopra onde quer, não tem grades ou cadeias, o espírito é liberdade.
Porque nos envolve por dentro e por fora, o Espírito é afago e amor.
Porque varre e limpa, o Espírito é purificação.
Porque é ar, respiração, oxigénio, o Espírito é Vida.

3º Mistério – A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos
O fogo
Desceu em forma de línguas de fogo sobre os apóstolos.
É fogo porque aquece, entusiasma.
É fogo porque purifica como num crisol.
Porque aconchega, como lareira em família.
O Espírito é fogo porque ilumina, põe a claro, revela a verdade.
Porque amadurece-nos.
Porque é farol que nos conduz.

4º Mistério – A assunção de Nossa Senhora
A pomba
Maria ao ser elevada ao Céu é como pomba que se refugio no Santuário de Deus.
O Espírito santo é apresentado na Escritura como uma Pomba.
Porque voa na serenidade e na harmonia, é Espírito de Paz.
Porque voa sem barreiras, é Espírito de Liberdade.
Porque as suas asas equilibram-se, é Espírito de justiça.
Porque apresenta ternura, candura e simplicidade, é Espírito de amor.
Porque é correio, comunicação, anúncio, é Espírito de verdade.

5º Mistério – A coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Anjos e dos Santos
O repouso
Um dia o Espírito de Deus repousou sobre Maria.
Agora, coroada na glória dos Céus, é Maria que repousa eternamente em Deus.
O mesmo espírito repousa sobre nós para que um dia repousemos n'Ele.
Está sobre mim porque é mais forte do que eu.
Está sobre mim porque veio do alto.
Está sobre mim para elevar-me.
Está sobre mim porque é meu escudo e protecção.
O Espírito de Deus está sobre mim porque eu estou sob a sua ação.
Está sobre mim porque é mais velho do que eu, pois é eterno.
Está sobre mim para eu carregá-lo para onde quer que vá.


Sem comentários: