quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Teresa de Ávila

15 Outubro - Santa Teresa de Ávila

Este texto não é meu original. Apenas resumi ainda mais o que encontrei.

Santa Teresa nasceu em Ávila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da sua Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. O “Castelo Interior” é o ensinamento maior da Santa. Fruto maduro da sua última jornada terrena, reflecte o estádio definitivo da sua evolução espiritual e completa a mensagem das obras anteriores. Aqui fica um breve esquema:

Primeira morada:
entrada no castelo
, converter-se, iniciar o trato com Deus (oração); conhecer-se a si mesmo e recuperar a sensibilidade espiritual.

Segunda morada:
lutar; o pecado ainda cerca; necessidade de uma opção radical; progressiva sensibilidade na escuta da palavra de Deus (oração meditativa).

Terceira morada:
a prova do amor. Estabelecimento de um programa de vida espiritual e de oração; zelo apostólico; mas sobrevêm a aridez e a impotência como estados de prova.

Quarta morada:
brota a fonte interior, passagem à experiência mística; mas intermitentemente: momentos de lucidez infusa (recolhimento da mente) e de amor místico-passivo (quietude da vontade).

Quinta morada:
morre o bicho-da-seda; a alma renasce em Cristo; estado de união por conformidade de vontades, manifestada especialmente no amor.

Sexta morada:
o crisol do amor. Período extático e tensão escatológica. Novo modo de sentir os pecados. Cristo presente.

Sétima morada:
Matrimónio Místico
. Duas graças de ingresso no estado final: uma cristológica, outra trinitária. Plena inserção na acção. Plena configuração a Cristo crucificado.

Sem comentários: