O Natal é sempre eucarístico.
A Eucaristia é sempre natalícia.
Podemos contemplar o paralelismo entre o Presépio e a
Celebração da Eucaristia.
O Presépio é o ícone da Eucaristia.
E a Eucaristia é a imagem viva do Presépio.
Quem celebra a missa está a identificar-se com as
personagens do presépio.
E quem contempla o presépio está a identificar os
momentos principais da celebração do Mistério da Eucaristia.
É curioso que a palavra inglesa para Natal é Christmas
que quer dizer missa de Cristo.
1 – As estrelas são a lamparina e as velas do altar
As estrelas do presépio são como as velas do altar ou
então como a lâmpada do Sacrário, sinal da presença real de Jesus na
Eucaristia.
Jesus veio como luz do mundo para dissipar as trevas do
nosso coração.
Cada um de nós pode ser uma estrela no presépio, uma
vela sobre o altar da celebração ou a lamparina do Sacrário do nosso coração.
2 – A Virgem Mãe é o Sacrário
Maria é a Rainha que está à sua direita de Deus vestida
de ouro.
Ela é a nova Arca no santuário celestial que trouxe
Cristo.
Maria é o Sacrário da presença de Cristo Eucarístico.
Dela recebemos Jesus, tal como do Sacrário acolhemos e
adoramos o Santíssimo.
Maria é também a imagem da assembleia da missa que
acolhe a Verbo que se fez carne e conserva todas as palavras, meditando-as no
seu coração.
3 – São José são os acólitos ou os servos do altar
São José, silencioso e humilde, é a disponibilidade em
pessoa para todo o serviço do presépio de Belém.
É o modelo dos ministros do altar, dos acólitos e
demais serviços.
Na Eucaristia ele é a imagem de quem presta o seu apoio
com simplicidade e dedicação, sem chamar a atenção.
4 – A Manjedoura é o altar
A manjedoura é o lugar onde se oferece alimento, tal
como a hóstia sobre a patena que se nos dá como alimento.
Além disso, tudo isto acontece em Belém que
etimologicamente significa Casa do Pão.
Jesus é o Pão vivo descido do céu e que no altar da
manjedoura se nos dá em alimento.
5 – O Menino Jesus é a hóstia sagrada
Jesus está embrulhadinho em panos. O mesmo Jesus que
nasceu em Belém é o mesmo que se nos deu em alimento na última ceia na
Eucaristia e que ressuscitou gloriosamente.
Esses panos apontam para a sua paixão, morte, sepultura
e ressurreição.
Jesus é a hóstia, isto é, a vítima que desceu do céu
para nos redimir.
Na gruta Jesus se entrega à humanidade tal como no
altar do sacrifício da eucaristia.
6 – Os anjos são os cantores e animadores da comunidade
Os fiéis unem-se aos anjos cantando glória a Deus nas
alturas e paz na terra aos homens por ele amados.
Na eucaristia com os anjos cantamos a mesma glória a
Deus nas alturas e acolhemos a paz que é um dom divino, mas também um compromisso
humano.
7 – Os magos são os ofertantes e os adoradores
Os Magos do presépio são a imagem da assembleia da missa
no seu ofertório.
Os magos trazem ouro, incenso e mirra para o Rei dos
Reis.
Todas as nações oferecem orações a Deus através de
Cristo na celebração da missa.
Como os magos, nós no ofertório da missa oferecemos os
dons da terra, o ouro do nosso coração, o incenso da nossa oração e a missa do
nosso sacrifício.
8 – Os pastores são os fiéis participantes da
celebração
Juntamente com os seus rebanhos os pastores são
convocados e reunidos à volta de Jesus. Jesus apresenta-se como cordeiro entre
os cordeiros.
Ao mesmo tempo apresenta-se como o Bom Pastor no meio
dos pastores.
Por fim os pastores são a imagem de todos os que se
reuniram no amor de Cristo e que no final da celebração são enviados a
contagiar a sua fé e a sua alegria por toda a parte.
De facto, os pastores regressaram do presépio
glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto como lhes
tinha sido anunciado – Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Conclusão
Quem celebra a Eucaristia contempla o presépio.
Quem celebra o Natal revive a Eucaristia.
Sempre que celebramos o Natal celebramos a Eucaristia.
Quando celebramos a Eucaristia celebramos o Natal.
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