quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Natal, ícone da Eucaristia


O Natal é sempre eucarístico.

A Eucaristia é sempre natalícia.

Podemos contemplar o paralelismo entre o Presépio e a Celebração da Eucaristia.

O Presépio é o ícone da Eucaristia.

E a Eucaristia é a imagem viva do Presépio.

Quem celebra a missa está a identificar-se com as personagens do presépio.

E quem contempla o presépio está a identificar os momentos principais da celebração do Mistério da Eucaristia.

É curioso que a palavra inglesa para Natal é Christmas que quer dizer missa de Cristo.

 

1 – As estrelas são a lamparina e as velas do altar

As estrelas do presépio são como as velas do altar ou então como a lâmpada do Sacrário, sinal da presença real de Jesus na Eucaristia.

Jesus veio como luz do mundo para dissipar as trevas do nosso coração.

Cada um de nós pode ser uma estrela no presépio, uma vela sobre o altar da celebração ou a lamparina do Sacrário do nosso coração.

 

2 – A Virgem Mãe é o Sacrário

Maria é a Rainha que está à sua direita de Deus vestida de ouro.

Ela é a nova Arca no santuário celestial que trouxe Cristo.

Maria é o Sacrário da presença de Cristo Eucarístico.

Dela recebemos Jesus, tal como do Sacrário acolhemos e adoramos o Santíssimo.

Maria é também a imagem da assembleia da missa que acolhe a Verbo que se fez carne e conserva todas as palavras, meditando-as no seu coração. 

 

3 – São José são os acólitos ou os servos do altar

São José, silencioso e humilde, é a disponibilidade em pessoa para todo o serviço do presépio de Belém.

É o modelo dos ministros do altar, dos acólitos e demais serviços.

Na Eucaristia ele é a imagem de quem presta o seu apoio com simplicidade e dedicação, sem chamar a atenção.

 

4 – A Manjedoura é o altar

A manjedoura é o lugar onde se oferece alimento, tal como a hóstia sobre a patena que se nos dá como alimento.

Além disso, tudo isto acontece em Belém que etimologicamente significa Casa do Pão.

Jesus é o Pão vivo descido do céu e que no altar da manjedoura se nos dá em alimento.

 

5 – O Menino Jesus é a hóstia sagrada

Jesus está embrulhadinho em panos. O mesmo Jesus que nasceu em Belém é o mesmo que se nos deu em alimento na última ceia na Eucaristia e que ressuscitou gloriosamente.

Esses panos apontam para a sua paixão, morte, sepultura e ressurreição.

Jesus é a hóstia, isto é, a vítima que desceu do céu para nos redimir.

Na gruta Jesus se entrega à humanidade tal como no altar do sacrifício da eucaristia.

 

6 – Os anjos são os cantores e animadores da comunidade

Os fiéis unem-se aos anjos cantando glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados.

Na eucaristia com os anjos cantamos a mesma glória a Deus nas alturas e acolhemos a paz que é um dom divino, mas também um compromisso humano.

 

7 – Os magos são os ofertantes e os adoradores

Os Magos do presépio são a imagem da assembleia da missa no seu ofertório.

Os magos trazem ouro, incenso e mirra para o Rei dos Reis.

Todas as nações oferecem orações a Deus através de Cristo na celebração da missa.

Como os magos, nós no ofertório da missa oferecemos os dons da terra, o ouro do nosso coração, o incenso da nossa oração e a missa do nosso sacrifício.

 

8 – Os pastores são os fiéis participantes da celebração

Juntamente com os seus rebanhos os pastores são convocados e reunidos à volta de Jesus. Jesus apresenta-se como cordeiro entre os cordeiros.

Ao mesmo tempo apresenta-se como o Bom Pastor no meio dos pastores.

Por fim os pastores são a imagem de todos os que se reuniram no amor de Cristo e que no final da celebração são enviados a contagiar a sua fé e a sua alegria por toda a parte.

De facto, os pastores regressaram do presépio glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto como lhes tinha sido anunciado – Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

 

Conclusão

Quem celebra a Eucaristia contempla o presépio.

Quem celebra o Natal revive a Eucaristia.

Sempre que celebramos o Natal celebramos a Eucaristia.

Quando celebramos a Eucaristia celebramos o Natal.

 

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