quarta-feira, 11 de maio de 2022

Onde houver trevas...


4ª feira – IV semana da Páscoa

 

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em Mim não fique nas trevas.

Era uma vez uma mulher que se sentia muito só no seu lugar de trabalho porque era a única católica praticante. Todos a ridicularizam por causa da sua fé e a acusavam de ter uma mente estreita. Chamavam-na beata, fanática, tradicionalista, antiquada ou fundamentalista, para não nomear outras palavras mais duras. Todos a evitavam nos convívios ou saídas. O ambiente era insuportável e por várias vezes pensou em deixar aquele local de trabalho…

Em casa era a mesma coisa. O marido e os filhos diziam que se envergonhavam dela por ser tão piedosa.

Ela estava desesperada e não sabia o que fazer. Nem tentava falar-lhes da sua fé porque o desprezo ainda seria pior. Por isso chorava, vivia triste e isolava-se cada vez mais.

Foi então desabafar ao seu pároco.

O padre, depois de ouvir todas as queixas e mágoas, perguntou-lhe simplesmente:

- Diga-me onde é que se põe geralmente as luzes? Em lugares escuros ou em lugares bem iluminados?

- Os lugares escuros é que precisam de mais luz – respondeu sem saber a intenção da pergunta.

- O teu local de trabalho e a tua casa são verdadeiramente lugares escuros e é aí que Deus te colocou como luz, como testemunha de Cristo.

- Mas todos tornam difícil a minha vida. Que faço?

- Seja como a luz. Não diga nada. Brilhe apenas. E quanto maior for a escuridão da incompreensão reze interiormente dizendo: Onde houver trevas que eu leve a luz.

E a mulher voltou para casa com outra cara. Voltou a ouvir as mesmas acusações, a sentir o mesmo desprezo e as mesmas trevas, mas  já não mostrava cara triste e repetia interiormente vezes sem conta – onde houver trevas que eu leve a luz… até que os outros começaram a mudar, a apreciá-la e a imitá-la. E o milagre aconteceu.

Os cristãos são como Jesus enviados como luz do mundo para que ninguém fique nas trevas.

- Onde houver trevas que eu leve a luz!

 

Ver também:

Fazer caixinha

Salvar sim, condenar não

Vida, glória, felicidade

 

Sem comentários: