sexta-feira, 8 de abril de 2022

Prontos para apedrejar


6ª feira – V semana da quaresma

Agarraram em pedras para apedrejarem Jesus…

 

Atirar pedras é querer acabar com um assunto ou acabar com alguém. De facto, quando queremos por fim a um assunto dizemos que colocamos uma pedra sobre esse assunto.

Também atirar pedras a alguém é querer não só ferir alguém, mas dar cabo dessa pessoa. Por outras palavras, atirar uma pedra a alguém, seja material, verbal ou moral, é querer pôr uma pedra tumular sobre alguém… é querer acabar com alguém, é querer matar.

 

Não vale a pena atirar pedras nem a Deus nem aos irmãos.

Não vale a pena discutir com Deus, pois Ele escapa-se-nos sempre…

Não vale a pena atirar pedras aos irmãos, porque as pedras, quaisquer que sejam, são-nos pesadas e amossam-nos mais a nós que a eles.

 

Um dia o pai viu chegar da escola o seu filho cheio de rancor e a respirar violência. Vinha mesmo revoltado e até trazia uma pedra na mão.

- Ó filho que é isso?

- O meu colega de carteira discutiu comigo, magoou-me, humilhou-me, foi bruto para comigo. Ele vai ver como é bom aquilo que me fez.

- E essa pedra?

- Se eu o encontrasse no caminho, atirava-lhe para acertar-lhe em cheio.

- Ó filho, vejo que estás nervoso e tenso. Carregaste esse peso e vens com o coração ainda mais pesado. É melhor descontraíres-te. Faz assim: vês este saco de carvão? Vês aquela camisa branca a secar no varal? Então imagina que é o teu colega que lá está. Tenta atingi-lo atirando-lhe todo este carvão.

E o rapaz, só a imaginar que atingiria o seu ofensor, lá foi tentando acertar com as pedras de carvão naquela roupa, mas não foi fácil. Ou o carvão era leve, ou a sua pontaria era fraca, ou o alvo estava longe.

Por fim, esgotado deitou-se no chão.

- Vem ver os estragos que fizeste na camisa do varal – disse-lhe o pai.

E viu apenas uma mancha aqui e ali.

- Vem ver-te agora ao espelho.

Quase que nem se conhecia. Tinha a cara negra de carvão, pois de branco só via os dentes e os olhos.

- O que é que me aconteceu?

- Pois é, filho. Quando queremos atirar pedras aos outros, só nos prejudicamos a nós próprios, pois levamos pesos desnecessários e ficamos cada vez mais sujos.

 

Queriam atirar pedras a Jesus. Mas ele escapou-se das suas mãos… Não conseguiram fazer-lhe mal. Só fizeram mal a si próprios…

 

À margem:

Ainda por cima, aqueles que queriam apedrejar Jesus viam muito mal.

Queriam apedrejá-lo por ele sendo homem, se fazia Deus.

Mas era precisamente o contrário: Sendo Deus, se fazia homem.

 

Ver também:

Pedras para Jesus

Pedras na mão

Apedrejar Jesus

Fazer-se Deus

Nas mãos de Deus

 

Sem comentários: