quinta-feira, 7 de abril de 2022

Humildade e alegria


5ª feira – V semana da quaresma

Abraão é para nós exemplo de várias virtudes – fé, obediência. fidelidade à aliança, cumprimento da palavra de Deus, tolerância, hospitalidade.

Hoje temos duas virtudes, uma em cada leitura.

 

1ª leitura – Humildade de Abraão

Naqueles dias Abrão caiu de rosto por terra e Deus falou-lhe assim…

Abraão sempre se sentiu pequenino diante de Deus.

Ser grande é saber ser pequeno.

Abraão era grande o suficiente para poder se fazer pequeno.

Era humilde diante de Deus e humilde entre os homens, seus irmãos.

 

No Evangelho – A alegria de Abraão

Abraão exultou por ver o meu dia, ele viu e exultou de alegria…

Quando foi isso?

Quando Abraão estava pronto para imolar o seu filho Isaac.

Deus fez com que Abraão poupasse o seu filho, e em vez dele entregou o seu próprio Filho. Abraão viu assim o dia em que Jesus ia ser entregue.

Exultou de alegria, não tanto por não ter sacrificado, mas por ver o amor de Deus – Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho. É isso que é motivo de alegria.

Exultar de alegria é participar na alegria de Deus. De facto, Deus diz em relação a Jesus: Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha alegria, o meu enlevo, a minha complacência.

 

Ver também:

Abraão e Jesus

De rosto por terra

Eu sou

A humildade de Abraão

Quem é ele

 

Sem comentários: