quarta-feira, 20 de março de 2019

Páscoa primaveril ou primavera pascal


No dia em que começa a Primavera, faço eco da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2019 – A criação encontra-se em expetativa ansiosa aguardando a revelação dos filhos de Deus (Rm 8,19)

“Se o homem vive como filho de Deus, se vive como pessoa redimida, que se deixa guiar pelo Espírito Santo, e sabe reconhecer e praticar a lei de Deus, a começar pela lei gravada no seu coração e na natureza, beneficia também a criação, cooperando para a sua redenção.
Rompendo-se a comunhão com Deus, acabou por fracassar também a relação harmoniosa dos seres humanos com o meio ambiente, onde estão chamados a viver, a ponto de o jardim se transformar num deserto.
Se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O que era antigo passou e eis que surgiram coisas novas. Com a sua manifestação, a própria criação pode também fazer páscoa.
A quaresma do filho de Deus consistiu em entrar no deserto da criação para fazê-la voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus que era antes do pecado das origens. Que a nossa Quaresma seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à criação…”
















Comentário
A mensagem aponta para uma dupla dimensão:
A dimensão pascal da criação.
A dimensão criadora da Páscoa.

A páscoa começou por ser celebrada como passagem da natureza, renascimento, primavera da criação até que Cristo ressuscitando, se tornou a verdadeira Páscoa que a todos faz renascer.

A páscoa é o espelho da primavera.
A primavera é o reflexo da páscoa.

A primavera é a páscoa da natureza.
A páscoa é a primavera da alma.

Se o pecado consiste em fazer do jardim um deserto,
a redenção consistirá em fazer do deserto um jardim.



























Sem comentários: