segunda-feira, 18 de março de 2019

2 pesos e 2 medidas


2ª feira – II semana da quaresma

“A medida que usardes com os outros será usada também convosco…”

Deus usará connosco a medida que nós usarmos para com os nossos irmãos.
Nós devemos usar para com os outros a medida que usamos para connosco próprios.























Se alguém leva muito tempo para fazer uma coisa,
é lerdo, é vagaroso;
mas se eu levo muito tempo a fazê-lo
         sou cuidadoso ou meticuloso.

Se alguém deixa de fazer alguma coisa
         é preguiçoso e desleixado;
se eu é que não a faço
         é porque estou muito ocupado.

Se alguém faz algo sem ser mandado
         está a passar dos limites;
se sou eu quem segue em frente fazendo ouvidos moucos aos outros
         trata-se de iniciativa.

Se alguém defende com unas e dentes uma opinião
         é um cabeça-dura e orgulhoso;
se sou eu que o faço
         é porque estou seguro de mim.

Se alguém se descuida de umas poucas regras de comportamento
         é rude e pecador;
se sou eu que passo por cima de algumas regras
estou a ser autêntico.



História real
Certo camponês fornecia manteiga para um padeiro da cidade. Todos os dias lhe entregava dois quilos de manteiga e levava outros tantos de pão.
Um dia, o padeiro pesou a manteiga e viu que faltavam 250 gramas. Protestou imediatamente junto do camponês, que respondeu:
- Não tenho em casa peso de 2 quilos. De forma que coloco o seu pão num prato da balança e a manteiga no outro. Se falta…
E o padeiro passou a ser mais consciente.




Sem comentários: