quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Lençol de diamantes


Visitei várias vezes Saurimo, a capital da Província da Lunda Sul. Também já estive no complexo das minas de diamantes da Catoca, ali perto.
Ao passar lá a noite tinha a sensação de dormir sobre um lençol de diamantes. E não era em sonho, mas de verdade. Ali, no subsolo, há mais diamantes do que noutra parte do território. Isso era suficiente para me sentir rico, mas dormia sossegado, sem me preocupar com tanta riqueza.
Há tanta gente que por menos, não dorme descansada nem de consciência tranquila.
Ao acordar no dia seguinte, chegava à conclusão que a minha única riqueza era estar vivo, estar lá, poder passear e apreciar a beleza à minha volta e louvar a Deus por tudo isso.
Sobre um lençol de diamantes ou num monte de lixo ou de luxo, o valor mais precioso será sempre a vida. O resto quero deixar onde está agora e onde ficará quando daqui eu me for para eternidade.
Ainda bem que neste lençol os diamantes estão bem lá no fundo, senão seria um desconforto tamanho e eu já estaria todo chagado.

Saurimo é uma cidade bonita, não apenas por ter diamantes, pois ela vale por si mesma.


Sem comentários: