segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Autossuficiência


2ª feira - XXIX semana comum

Do Evangelho de hoje chama-me mais a atenção a autossuficiência pessoal do que a material.
Às vezes sou como aquele que pede que Deus aconselhe não a si, mas a seu irmão. Dispenso-me do conselho de Jesus, mas exijo que os outros sigam as Suas orientações.
Às vezes sou também como o homem abastado da parábola quando não quero receber conselhos de mais ninguém a não ser de mim mesmo. Peço conselho ou parecer só de mim para mim.
É uma tentação de autossuficiência, de orgulho, de vaidade… pois já sei o que fazer…

Quem não vê mais do que a si mesmo, mais cedo ou mais tarde cairá na escuridão.
Quem não escuta a não ser a si mesmo, mais cedo ou mais tarde cairá na solidão.
Quem não pensa a não ser em si mesmo, mais cedo ou mais tarde cairá na condenação.
Assim acontece a quem vê, escuta e pensa só em si.

Basta-me ser valioso, bonito ou bom a teus olhos, Senhor!



Sem comentários: