sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cego a guiar cego

6ª Feira - XXIII Semana Comum

Não quero ser um cego a guiar outro cego.

Antes de censurar as imperfeições dos outros,
que eu veja se de mim não poderão dizer o mesmo.

Tentarei possuir as qualidades opostas
aos defeitos que critico no meu semelhante.
Esse é o meio de me tornar tão bom como ele.

Antes de censurar alguém de ser avaro,
procurarei ver se sou generoso para com todos;
Antes de censurar alguém de ser orgulhoso,
procurarei ver se sou humilde e modesto em tudo.
Antes de censurar alguém de ser áspero,
procurarei saber se tenho sido brando o suficiente.
Antes de censurar a mesquinhez de alguém,
procurarei ver se sou grande nas minhas acções.

É para dentro de mim mesmo
que devo voltar a minha atenção,
no sentido de conhecer o meu interior
e corrigir os meus defeitos e imperfeições.

Quanto mais reconhecer as minhas próprias faltas
também mais indulgente serei para com os outros.

Que eu seja capaz de tirar primeiro a trave da minha vista
para poder ajudar depois a tirar o argueiro do meu irmão.

Sem comentários: