sexta-feira, 28 de maio de 2010

Amores de Deus

Ano C - Solenidade da Santíssima Trindade

A Santíssima Trindade é a manifestação do amor inesgotável de Deus. Ele é Pai criador mas também Irmão redentor e Espírito santificador. Tudo isto porque é Amor:

Perguntaram-me quem é Deus.
Eu, alegre, respondi
que era a melhor melodia
que até agora já ouvi.

Mas um surdo ali estava,
e para ele olhei.
Compreendi que estava errada
esta resposta que inventei.

Pensei então que Deus
era palavra ou poesia,
mas o surdo também não falava
e conhecer tal Deus não podia.

Que pergunta mais difícil!
Como O irei definir?
Talvez a melhor sensação
que alguém possa sentir.

Minhas mãos arrepiaram-se
e começaram a tremer;
quantos homens como eu,
que nem mãos chegaram a ter?

Talvez o melhor perfume,
o melhor cheiro ou algo parecido,
mas parece não haver nenhum
que afinal não seja enjoativo.

A coisa mais saborosa não será,
pois a minha língua pode mostrar
que nem sempre
é capaz de saborear.

Só me falta um sentido,
este, com certeza, servirá:
Deus é a luz
que nunca se apagará.

Mas como pode um cego
este Deus experimentar?
Procurarei outra resposta
que a todos possa contentar.

Quem é Deus?
Pois já sei o que responder
e toda a gente
será capaz de entender:

Não é música, nem poesia, nem luz,
mas seja para quem for,
Deus é mais do que um amigo,
Deus é amor.

Sem comentários: