quinta-feira, 16 de abril de 2009

É sempre o mesmo

II Domingo - Tempo Pascal

Domingo de Pascoela - Jo 20,19-31

JESUS CRISTO É O MESMO

Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana. Nesse mesmo dia e oito dias mais tarde, ele apresentou-Se aos seus discípulos, reunidos, mostrando-lhes os sinais gloriosos da Paixão e transmitindo-lhes, com o seu Espírito, os dons pascais compendiados na paz e na misericórdia.

Há várias constantes destas experiências de Cristo Ressuscitado:
1. O Sentido comunitário
Ele aparece sempre a uma comunidade. Mesmo quando se abeirou de Maria Madalena, pediu-lhe que fosse logo ter com os seus discípulos. No caso de Tomé, como estava fora do grupo, não conheceu a mesma experiência.
Ninguém pode viver isoladamente a Páscoa do Senhor. Tem de sentir-se comunidade, porque Jesus ressuscitou precisamente para nos congregar, reunir em seu nome.
2. Desejo de paz
Todas as vezes que Jesus Se manifesta partilha a sua paz. É um dos frutos da Páscoa. Quem descobre a Cristo, quem vive essa experiência em comunidade é chamado a acolher essa paz e reconciliação. Também foi para isso que Cristo ressuscitou, para nos dar a paz.
3. O lado aberto
Jesus aponta sempre para o seu lado trespassado. Não é simplesmente para provar que é o mesmo que morreu na cruz. Simbolicamente manifesta toda a sua misericórdia, tudo o que amou e continua a amar. Assim se realiza continuamente a profecia: hão-de olhar para Aquele que trespassaram. Ao mostrar o seu coração, Jesus assegura que continua a amar do mesmo modo.
4. As mãos feridas
Ao apresentar as mãos, Jesus está a dizer que continua operacional. Essas mãos mantêm-se activas, abertas, estendidas, sempre a abençoar. Apesar de estar presente de uma maneira diferente, as suas obras são sempre as mesmas.
5. Envio
É a última constante de qualquer experiência do Ressuscitado. Jesus pede sempre que voltem a partir em missão. Ele quer que a alegria pascal transborde para todos os lados.
Quem se encontra com Cristo não pode ficar calado. A missão é espontânea.
Conclusão:
Cristo ressuscitado quer que a comunidade dos seus discípulos se mantenha unida, a anunciar o mesmo amor, a continuar as mesmas obras de misericórdia e a construir a paz na alegria e na felicidade.

Sem comentários: