sexta-feira, 6 de março de 2009

Via-sacra (2)

A Via-sacra do CORPOe o CORPO na Via-Sacra


1ª Estação – OS DEDOS
Jesus é condenado à morte


Um inocente é condenado. A multidão aponta para Jesus, condenando-O, apesar de ninguém ver n'Ele nenhum mal. Ainda hoje há vítimas das injustiças dos homens. Os sofrimentos dos inocentes continuam, não por vontade de Deus, mas por causa dos nossos dedos que apontam e condenam para disfarçar a nossa maldade.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a compreender que quando apontamos para os outros com um dedo acusador, os outros quatro dedos estão apontados para nós próprios. Ajudai-nos também a apontar caminhos de verdade e de vida, como vós apontastes.


2ª Estação – OS OMBROS
Jesus carrega com a cruz


Põem uma pesada cruz de madeira aos ombros de Jesus, ombros feridos pelas torturas da noite e um corpo que mal se segura. Ele carrega com a cruz às costas dirigindo-se para o Calvário. Também hoje continuamos a sobrecarregar os irmãos, pondo nos seus ombros responsabilidades que os oprimem.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a não virar as costas a ninguém. Ajudai-nos a não ser pesados para ninguém. Que os outros encontrem nos nossos ombros aquele apoio de que precisam.


3ª Estação – OS JOELHOS
Jesus cai pela 1ª vez


A tradição diz-nos que Jesus, sob o peso da cruz, fica de joelhos. Também nós por vezes caímos porque é grande a nossa fraqueza. Outras vezes não queremos ajoelhar por causa de outras fraquezas. E quantas vezes nós ficamos satisfeitos por ver os outros de rastos ou de joelhos.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a aprender a ficar de joelhos para nos aproximarmos de Deus, a ficar de joelhos para que os outros se aproximem de nós.

4ª Estação – OS OLHOS
Jesus encontra a sua mãe


Quase todos os discípulos, durante a paixão, se afastam do olhar de Jesus. Pedro, nega-o 3 vezes e só reconhece isso quando sente o olhar compassivo de Jesus. Só algumas mulheres e João estão próximos. É por isso que Jesus vê a sua mãe. Basta um olhar para haver comunicação, compreensão e apoio. Também nós hoje fugimos do olhar dos nossos irmãos. Também hoje nós vivemos como se Deus não nos visse.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a ver a vida com os vossos olhos, do mesmo jeito que vós olhais. Que o nosso olhar seja puro, comunicativo. Ajudai-nos a notar a vossa presença e a proximidade dos irmãos.


5ª Estação – OS PÉS
Jesus é ajudado pelo Cireneu


Um desconhecido, que a tradição chamou de Simão de Cirene, ajuda Jesus a levar a cruz. Ele acerta os passos com Jesus. Caminha com Ele. Também nós podemos caminhar juntos. Podemos avançar com o passo acertado, quando nos aproximamos dos outros.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a nunca marcar passo na nossa vida, mas a ir ao encontro dos outros, caminhando ao ritmo do amor.


6ª Estação – O ROSTO
Jesus encontra Verónica


O rosto de Jesus está irreconhecível. Mesmo assim Verónica reconhece nesse rosto a figura do Filho de Deus. Também nós podemos fazer sorrir os rostos sem alegria.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a imprimir no nosso coração o rosto de tantos irmãos que partilham connosco um rosto humano.


7ª Estação – AS PERNAS
Jesus cai pela 2ª vez


As pernas de Jesus, uma vez mais vacilam e ficam por terra. As pernas foram feitas para andar. Jesus, de novo se levanta e prossegue a sua caminhada. Quantos irmãos nossos precisam das nossas pernas para andar, da nossa força para se levantar, do nosso apoio para se manter de pé.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a ter pernas para fugir do mal, a ter pernas para correr para o bem, a ter pernas para nos mantermos de pé, firmes na esperança e no amor.


8ª Estação – AS LÁGRIMAS
Jesus encontra as mulheres


As mulheres de Jerusalém comoveram-se ao ver Jesus e choram cheias de dó. Jesus pede-lhes que vertam lágrimas de purificação pelo mal de seus filhos. Ainda hoje podemos ver lágrimas sinceras no rosto dos nossos irmãos. Que saibamos chorar com os que choram e alegrar-nos com os que estão alegres.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos olhar mais além. Que as lágrimas não nos impeçam de contemplar o sol que brilha depois de cada chuvada. Lembrai-nos que não basta chorar, é preciso libertar.


9ª Estação – O SANGUE
Jesus cai pela 3ª vez


Jesus foi escrevendo cada página da sua paixão com marcas de sangue. Esgotado, cai pela 3ª vez. O seu sangue cai sobre nós para que saibamos partilhar a nossa vida. O maior deve ser o servo de todos. Como os mártires, o nosso sangue pode ser semente de novos cristãos.

Oremos: Senhor Jesus, dai-nos sangue novo para nos levantarmos. Precisamos de uma transfusão do teu sangue para vivermos sem desfalecer.


10ª Estação – O CORAÇÃO
Jesus é despojado das vestes


Jesus é despido. Segundo a iconografia tradicional o seu coração, fora do peito é sinal de total despojamento. Ele está fora do peito, sem mancha, sem nada esconder. Hoje, o mundo precisa de corações iguais ao d'Ele, com toda a transparência e sinceridade.

Oremos: Senhor Jesus, que aprendamos a amar com o vosso coração, que é manso e humilde. Que dispamos o nosso coração de tudo o que possa escondê-lo aos nossos irmãos.


11ª Estação – A BOCA
Jesus é crucificado


Jesus na cruz reza, conforta quem está ao seu lado, perdoa a quem precisa. Cristo hoje não tem boca, precisa da nossa boca para continuar a falar, precisa dos nossos lábios para continuar a sorrir, da nossa língua para continuar a louvar.

Oremos: Senhor Jesus, purificai os nossos lábios para podermos louvar o nosso Pai que está nos céus. Apesar do sofrimento e das contrariedades da vida, que na nossa boca haja sempre um sorriso para nos aproximarmos dos outros.

12ª Estação – O ESPÍRITO
Jesus morre na cruz


Jesus entrega o seu espírito nas mãos do Pai. A carne é fraca, morre, mas o espírito vivifica. Também hoje estamos nas mãos de Deus Pai. O mesmo Espírito um dia desceu sobre nós. Foi no nosso Batismo, no nosso Crisma, na nossa Ordenação, no Pentecostes de todos os dias. O corpo pode desaparecer, mas o Espírito continuará vivo e ativo.

Oremos: Senhor Jesus, que todos nós possamos rezar: o Espírito do Senhor repousa sobre nós. Que vivamos unidos no mesmo Espírito e saibamos colocarmo-nos nas mãos de Deus Pai.


13ª Estação – OS BRAÇOS
Jesus é descido da cruz


Os braços de Maria acolhem o corpo de seu filho. Os nossos braços hoje são o prolongamento dos braços de Jesus. Não podemos viver com os braços cruzados. Como Maria abraça o seu filho assim também ainda hoje há muita gente que precisa de acolhimento, de apoio e de ajuda.

Oremos: Senhor Jesus, que nunca nos faltem forças para receber nos nossos braços a obra começada pela vossa mão poderosa. Que os nossos braços nunca se cansem de serem os braços de Deus.

14ª Estação – A CABEÇA
Jesus é sepultado


Um dia Jesus dissera que não tinha onde reclinar a cabeça. Agora repousa no seio da terra, como semente pronta para germinar. Ele nasceu no seio da terra. Agora volta a uma gruta parecida, volta a ser lançado como semente no seio da terra para que todos possam receber vida em abundância.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a levantar a nossa cabeça e a aspirar às coisas do alto. Ajudai-nos a viver unidos, aceitando a Cristo como cabeça deste corpo que é a Igreja.


15ª Estação – O CORPO INTEIRO
Jesus Ressuscita


Jesus ressuscitado aparece aos seus amigos e mostra-lhes as mãos, o lado e os pés. Prova-lhes que continua a ser o mesmo, de corpo inteiro. Também um dia havemos de ressuscitar, também voltaremos a glorificar a Deus com todo o corpo, toda a mente, com todo o nosso ser.

Oremos: Senhor Jesus, ajudai-nos a valorizar o nosso corpo como morada do Transcendente. Se vós quisestes ter um corpo igual ao nosso, é porque o nosso corpo é digno. Ajudai-nos a viver com toda a dignidade, a viver como vós para sempre.

Sem comentários: