Caminhada quaresmal
Formas de jejum
Interessante a iniciativa da Paróquia São Geraldo, na Arquidiocese de Belo Horizonte, no Brasil, para a caminhada da Quaresma, incentivando nos paroquianos o espírito de penitência próprio desse tempo litúrgico. Assim sendo, para cada domingo foi proclamado um jejum a ser vivido durante a semana, em vista do surgimento do Homem Novo, segundo Cristo.
Há quem substitua por elementos mais actuais como jejum da Internet, do Telemóvel, do Jornal, do Café, do açúcar, do Vinho ou do Carro próprio.
Há quem substitua por elementos mais actuais como jejum da Internet, do Telemóvel, do Jornal, do Café, do açúcar, do Vinho ou do Carro próprio.
1ª Semana – Jejum da Língua: deixar de falar mal dos outros, superar o costume das palavras agressivas e palavrões. Procurar durante esta semana sempre falar das qualidades dos outros.
2ª Semana – Jejum dos Passos: evitar ir a lugares que podem levar a um espírito contrário à Quaresma. Visitar algum doente, fazendo de nossos passos o caminho da caridade.
3ª Semana – Jejum da Vista: Durante esta semana, quem está muito apegado a filmes ou novelas, deixar de vê-los. Purificar o nosso olhar tantas vezes cheio de maldades e impureza. Procurar admirar mais as coisas boas da natureza e as pessoas.
4ª Semana – Jejum do Gosto: entrar em comunhão com todos os que sofrem, evitando os alimentos que mais gostamos e doando o correspondente para pessoas necessitadas.
5ª Semana – Jejum do Coração: Desapegar-se daquilo que mais atrapalha o Reino de Deus em nosso relacionamento com as pessoas: o ciúme, a inveja, o ódio, Procurar amar as pessoas com o coração de Cristo.
Sem comentários:
Enviar um comentário