domingo, 31 de agosto de 2008

Libro de Boas Obras

Ano A - XXII Domingo Comum


“Deus dará a cada um segundo as suas obras.”

Depois de um dia de muito trabalho dedicado a obras sociais, um certo empresário adormeceu e SONHOU
Sonhou que se encontrava na sala de espera do Paraíso. Vieram ter com ele dois anjos carregando um grande livro.
- Deve ser o livro das minhas boas obras – pensou o homem – e deve estar cheio. Que grande livro!
Os anjos abriram o livro e mostraram-no. Apenas havia uma simples página escrita e o resto tudo em branco…
- Como é possível? – Inqueriu o homem – Eu fiz tanto bem, tantas boas obras, ajudei tanta gente, dei trabalho a muitos, ninguém entregou tantas esmolas como eu…
- Tudo o que fizeste por amor aqui foi registado. A maior parte das vezes o que fizeste foi por vaidade, para te mostrares, não foi caridade, foi orgulho… Antes de entrares no paraíso terás de aguardar e reparar o bem que podias ter feito…
- Já agora, enquanto espero, Vossas Majestades podiam saciar uma curiosidade minha? Se não levarem a mal, eu amo muito a minha mulher, será que posso ver o livro dela enquanto está ainda na terra.
- É para já – disseram os anjos enquanto se dirigiam à estante à procura do dito livro.
O homem, estava ansioso. Queria saber que boas obras a sua mulher estaria agora a fazer, já que até então tinha sido uma mulher simples, muito discreta ou apagada, silenciosa, quase não se dava pela sua presença.
Quando os anjos se aproximaram e colocaram o livro à sua frente, o homem pegou nele e ao abri-lo ACORDOU.

Lições:


Seremos de facto avaliados pelas nossas boas obras. Não basta ser activos, é preciso ser caridosos. Não basta evitar o mal, é preciso fazer o bem. Às vezes ao tentarmos fazer o bem só pensamos em nós e não nos outros que precisam da nossa ajuda. Não basta dar esmola, é preciso fazê-lo por amor.


Cada um é responsável pelas suas obras e só responsável por si e não pelo que os outros fazem. Ninguém nos poderá julgar a não ser o próprio Deus. Não vale avaliar a vida dos outros segundo os nossos critérios. Cada um só tem acesso ao seu livro de boas obras. E só Deus será o seu juiz. Cada um sabe de si… e Deus sabe de todos!

Sem comentários: