quinta-feira, 28 de junho de 2018

Gravar sobre a rocha

5ª feira – XII semana comum

Peço licença a Jesus para adaptar a sua parábola.
Em vez de edificar sobre a areia ou sobre a rocha, prefiro mudar para escrever sobre a areia ou sobre a rocha.

Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e num determinado ponto da viagem discutiram violentamente.
O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:
AQUI O MEU MELHOR AMIGO BATEU-ME NO ROSTO.
Seguiram a viagem em silêncio e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se e foi corajosamente salvo pelo amigo.
Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
AQUI O MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
- Por que escreveste na areia quando te bati e agora que te salvei, escreveste na pedra?
Sorrindo, o outro respondeu:
- Quando alguém nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. Porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração onde perdurará para sempre.

Assim cada um deve escrever as ofensas na areia e os benefícios na rocha.
Às vezes fazemos o contrário… e tudo fica estragado, pois valorizamos o secundário e desvalorizamos o principal.
O que é essencial deve ser gravado para sempre sobre a rocha firme.
Tudo o que é efémero ou passageiro basta ser escrito sobre a areia…
Na areia o acidental, sobre a rocha o essencial.

Hoje quero rever o que tenho escrito na areia ou tenho gravado na rocha e corrigir antes que seja tarde.


Sem comentários: