quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dar ouvidos

5ª feira - II semana da Páscoa

Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens – disse Pedro às autoridades que o queriam silenciar, como lemos na primeira leitura da liturgia de hoje.

O verbo OBEDECER vem do latim oboedire (ob + audire, isto é, a ouvir).
Obedecer quer então dizer prestar atenção, dar ouvidos, escutar.

Isto faz lembrar um episódio ocorrido há dias.
Aconteceu aqui nos Açores, mas bem poderia ter sido em qualquer lugar e com qualquer educador.
O Padre na missa com as crianças da catequese acautelava-se para que nenhuma delas achasse desculpa para se escapulir dos seus pais como Jesus no Evangelho desse dia, que ficara perdido em Jerusalém. Por isso o pregador reforçava que Jesus voltara para Nazaré e era-lhes submisso, isto é, obedecia a seus pais.
Um miúdo, lá mesmo no primeiro banco da frente, abanava negativamente a cabeça. Quanto mais o pregador falava da obediência de Jesus tanto mais ele se manifestava. Até que o Padre lhe perguntou:
- Então, ó rapaz, não concordas comigo? Não achas que Jesus sabia obedecer?
- Concordar, concordo, mas eu queria ver Jesus obedecer a meu pai! Ele de certeza que não conseguia…
- Tens razão, ó pequeno. Não será difícil um santo obedecer a outro santo, como foi o caso de Jesus. Já não é tão fácil um pecador obedecer a um santo, como deve ser o caso da maior parte de nós aqui presentes. Mas um santo obedecer a um pecador, deve ser muito difícil. E ainda mais difícil será um pecador obedecer a outro pecador, Mas não sei qual é o teu caso. Esforça-te, pois o mais importante é o esforço de quem manda e de quem obedece.
Obedecer não é mais que dar ouvidos.

Sem comentários: