domingo, 29 de novembro de 2015

Evangelista do Ano C

Ano C- I domingo Advento

São Lucas, o evangelista do ano C

 O autor do terceiro evangelho nasceu em Antioquia da Síria, cresceu no paganismo e exerceu a profissão de médico. Foi convertido por São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão.
Segundo a tradição, São Lucas também era pintor, músico e historiador. A sua vasta cultura e domínio de várias artes e línguas, manifestou-se nos seus escritos em grego correto, belo e rico de vocabulário. É também o autor dos Actos dos Apóstolos, como história da vida e missão das primeiras comunidades e seus pastores.
Mas sobretudo foi um santo, um apaixonado por Jesus Cristo ao serviço das comunidades oriundas do paganismo e um mártir que regou com o seu sangue as sementes do Evangelho por ele lançadas. Segundo a tradição, sofreu o martírio aos 74 anos de idade.
 Ao acompanharmos a leitura do seu Evangelho durante este ano teremos oportunidade de valorizar várias circunstâncias ou aspetos específicos.

1º. O evangelista de Maria
É uma graça de Deus ler o Evangelho de Lucas neste ano em que teremos a visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima às nossas comunidades. De facto só ele escreve sobre a anunciação, visitação de Maria e sua apresentação no templo. Devemos-lhe o registo da saudação angélica a Avé-Maria, o Ecce Ancilla Domini, o Magnificat.
Com São Lucas aprenderemos melhor a acompanhar a Mãe de Jesus e nossa Mãe.

2º. O evangelista da Misericórdia
É uma bênção de Deus ser acompanhado por São Lucas neste ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Só ele transcreve a parábola do bom samaritano e quem melhor realça a misericórdia nas parábolas da ovelha perdida e achada ou da dracma perdida e encontrada. O que São João fala do amor, São Lucas fala da misericórdia.
Com o Evangelho segundo São Lucas saberemos melhor ser misericordiosos como é misericordioso o nosso Pai do Céu, neste Ano Santo da Misericórdia.

3º. O evangelista da Infância de Jesus na família de Nazaré
É gratificante seguir o Evangelho de São Lucas no ano em que se acolhemos as orientações emanadas do recente Sínodo Bispos sobre a Vocação e a missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo. Foi ele quem nos deu os pormenores da Família de Nazaré, os acontecimentos do nascimento de Jesus, a sua infância e a sua vivência familiar.
Com São Lucas aprenderemos a valorizar as nossas famílias como lugares de comunhão e cenáculos de oração, escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas.

4. O evangelista da Liturgia e da oração da igreja
É um privilégio acompanhar o Evangelho de São Lucas que não só nos ajuda a meditar, como a rezar. Ele falava de Deus através dos seus escritos e falava com Deus através dos Hinos e Cânticos Evangélicos que transcreveu. Nenhum outro deu semelhantes tesouros à liturgia, desde a Avé-Maria e Magnificat ao Glória in excelsis Deo, ao Benedictus, ao Nunc Dimittis.
Ele que registou o pedido dos discípulos a Jesus: Ensina-nos a rezar, ainda hoje nos ajudará a orar mais e melhor. Uma boa oportunidade para rezar com e pela Igreja será nas peregrinações aos santuários e igrejas jubilares.

5. O evangelista do Espírito Santo
Nestas ilhas do Espírito Santo tem um sabor mais intenso ler o Evangelho de São Lucas já que foi ele que registou a primeira história da igreja ou os Actos dos Apóstolos, que poderia também chamar-se Actos do Espírito Santo. Depois da Ascensão cumpriu-se a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo no Pentecostes, quando a Igreja entrou em ação para continuar até hoje a evangelização com coragem e amor a todos os povos.
São Lucas ajudar-nos-á a ser cada vez mais dóceis ao mesmo Espírito Santo nesta nova saída missionária da Igreja, como nos recomenda o Papa Francisco.



Sem comentários: