terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Tentação não é pecado, mas...

3ª Feira - VI Semana Comum

Da Epístola de São Tiago:
Feliz o homem que suporta com paciência a provação, porque, vencida a prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que O amam. Ninguém diga, ao ser tentado: «É Deus que me tenta». Porque Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta ninguém. Cada um é tentado pelos seus maus desejos…

Reflexão de hoje do Papa Francisco:
A tentação tem três características: cresce, contagia e justifica-se. Cresce, começa com um ar tranquilo e cresce, o próprio Jesus dizia isto, quando falou da parábola do trigo e do joio: o grão crescia, mas também o joio semeado pelo inimigo. E a tentação cresce, cresce, cresce e se não a travarmos, ocupa tudo… A tentação procura um outro para ter companhia, contagia, o que leva as pessoas a fechar-se num ambiente do qual não se consegue sair com facilidade.
Quem cede à tentação não ouve a Palavra de Deus, porque fica sem “qualquer horizonte” e acaba no pecado.
Peçamos ao Senhor que nos diga sempre, como fez com os discípulos, com a sua paciência, quando estivermos na tentação: ‘Para, fica tranquilo. Lembra-te do que fiz contigo naquele momento, naquele tempo, lembra-te. Levanta os olhos, vê o horizonte, não feches, não te feches, segue em frente’. E esta palavra nos salvará de cair em pecado no momento da tentação”

A minha reflexão, adaptada não sei de quem:
Quando um mau pensamento sobe à minha cabeça, não é o fim do mundo.
Não me sinto mais pecador ou menos pecador quando um sentimento maligno bate à porta do meu coração.
Nem me sinto miserável porque tenho muitas tentações.
Não sou pecador só pelo facto de ser tentado.
O pecado só começa quando passo a acarinhar e a alimentar uma tentação.

Martinho Lutero tem uma ilustração interessante:
"Tu não podes impedir que um passarinho voe por cima da tua cabeça, mas podes evitar que faça ninho sobre ela."
Que quer isto dizer? Se um passsarinho está a voar por aí, deixa-o voar, ele é livre, que voe por onde quiser, mas podes afugenta-lo. Agora, se o passarinho pegar uma palhinha, trouxer e colocar na tua cabeça, sair outra vez e trouxer outra palhinha, isso não! A cabeça é tua e ele não pode aproveitar-se dela sem o teu consentimento. Tens o direito de dizer: "Sai daqui!"
Tentação é um passarinho a voar. Pecado é o passarinho a fazer um ninho na tua cabeça.


Sem comentários: