domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Sal da Sabedoria

 
Ano A - V Domingo Comum
 
Vós sois o sal da terra
 
Sempre me intrigou esta declaração de Jesus.
Ele valoriza-nos como um quilo de sal que custa, nada mais nada menos, 30 cêntimos. Parece-me pouco, mas pensando bem, que grande importância tem o sal na nossa vida!
Até os antigos pagavam o trabalho através do valor do sal = o salário.
Sem sal o sabor dos alimentos não se manifesta, sem sal tudo está sujeito à corrupção...
Nem imagino o que seria da nossa vida sem o sal…
É preciso, porém, usá-lo com inteligência ou sabedoria. Se for pouco, não se destaca o sabor do alimento e se for muito sobrepõe o seu sabor de modo que tudo o resto fica obscurecido.
 
Antigamente quando alguém era batizado colocavam na sua língua uma pedra de sal.
No ritual do batismo, até ao Concílio Vaticano II, logo depois de ser feito o sinal da cruz na fronte da criança apresentada para o batismo, o sacerdote benzia e aplicava uma pedrinha de sal na boca da criança.
 
“… o sacerdote volta-se para o acólito, que deve ter ido a tempo buscar o vaso do sal e a toalha, e exorciza e benze o sal, se não tiver já benzido para algum batismo anterior. Faz o Exorcizo te etc.. que vai até às palavras  Salutare sacramentum ad effugandum inimicum.
Então recita-a fazendo duas vezes com a mão direita aberta o sinal da cruz sobre o sal, quando diz Santifices e benedicas. Tudo isto omite se o sal estiver benzido.
Toma então entre o polegar e o indicador da mão direita uma pequeníssima parcela de sal, volta-se para a criança e mete-lhe na boca dizendo: N. Accipe sal sapientiae etc. Tanto a esta fórmula como à oração precedente o acólito responde ámen.
Imposto o sal, o sacerdote limpa os dedos, e com as mãos juntas diz a oração….
 
O sal é símbolo da sabedoria e preservativo contra a corrupção. Dando sal a provar ao batizando, o sacerdote significa-lhe que ele vai ser livre da corrupção do pecado, receberá o gosto das coisas de Deus e se deleitará com o alimento da sabedoria divina.
 
Aqui termina a primeira parte ou iniciação para o batismo.
 
Oremos:
Deus todo poderoso e eterno, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, olhai benigno para este servo N. que vos dignastes chamar aos rudimentos da fé. Dissipai-lhe de vez a cegueira do coração, quebrai-lhe todos os laços com que o prendia o demónio, abri-lhe, Senhor, as portas da vossa misericórdia para que uma vez impregnado do sal, símbolo da sabedoria, seja preservado de toda a corrupção das más paixões e atraído pelo suave perfume da vossa Lei, com alegria do coração vos sirva na vossa Santa Igreja, progredindo sempre de dia para dia na perfeição. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso.
Amen.
 
N. recebe o sal da sabedoria. Seja para ti penhor de vida eterna.
Amen.
 
Oremos:
Senhor, Deus dos nossos pais, fonte de toda a verdade, suplicantes vos pedimos olheis benigno para este vosso servo N. que saboreia este sal como primeiro alimento; não o deixeis por muito tempo esperar faminto o momento de ser saciado com o alimento celeste. Seja sempre de espírito fervoroso, alegre na esperança, constantemente dedicado ao vosso serviço. Conduzi-o Senhor às águas purificantes do renascimento espiritual e fazer que mereça gozar na companhia dos vossos fiéis, as eternas recompensas por Vós prometidas. Por Cristo Senhor Nosso.
Amen. 
 
Neste dia estou de parabéns, pois Jesus diz que os seus amigos são nesta terra o sal da sabedoria e sal da anticorrupção para a vida eterna…
 

 

 

Sem comentários: