sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ser Luz


Ano A - V Domingo Comum

Pedi aos alunos que fizessem uma ilustração que expressasse a frase de Jesus: Vós sois a luz do mundo. Ao apresentar o seu trabalho um garoto mostrou uma figura humana com uma chama na cabeça, como se ela fosse uma vela acesa. Um seu colega riu-se do desenho e desabafou:
- Eu pensava que o fulano tinha uma ideia luminosa.
De facto, na linguagem da banda desenhada, pôr uma lâmpada sobre uma personagem tem esse significado e antes de aparecerem as lâmpadas eléctricas bem poderia ser apenas uma chama.
Agradeci a excelente ideia luminosa destes dois jovens. Ser luz é pôr tudo a claro, revelar a verdade das coisas mas também é ser criativo, ter espírito de iniciativa. Mas para isso é preciso receber a energia que nos vem do alto. Isto faz lembrar a experiência do Pentecostes. Aquelas chamas a pairar sobre os Apóstolos, fizeram deles homens destemidos, criativos, a falar todas as línguas.
Outras sugestões foram apresentadas através dos desenhos destes jovens: Ser farol que orienta e aponta o caminho à humanidade. Ser gambiarra, como expressão de alegria e de festa. O cristão é o enfeite de festa no mundo, o sinal da alegria eterna. Ser lamparina da presença de Cristo no sacrário do mundo. E ainda ser luz como fonte de calor e energia. O cristão é a fonte de entusiasmo e de ardor no mundo.
Sol e farol e luz sem fim, és tu Senhor dentro de mim...assim cantam os cristãos ao serem declarados luz do mundo.

Sem comentários: