7 de Dezembro
Memória de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja
O Pe. António Vieira, no Sermão X - Maria Rosa Mística, escreveu:
"Notou engenhosamente Santo Ambrósio que o arco celeste não foi feito para Deus atirar setas aos homens, porque no tal caso havia de ter as pontas voltadas para o céu; mas tem as pontas voltadas para a terra, porque foi feito para os homens atirarem setas a Deus.
As duas pontas do arco eram a divindade e a humanidade, e a união hipostática foi a corda que atou uma ponta com a outra. as setas, que são as orações vocais, como se hão de atirar?"
A abelha foi adoptada como o emblema de Santo Ambrósio. Reza a tradição que, ao tempo do seu nascimento, foi visitado por um exame de abelhas, preconizando a eloquência que demonstraria mais tarde. É ele o patrono dos apicultores e comerciantes de cera.
Antigamente as abelhas foram consideradas parteogénicas (do grego parthenos=virgem) assinalando virgindade e castidade. Nos túmulos assinalam imortalidade. Mais ainda, elas smbolizam a vigilância e o zelo das almas cristãs bem como a dedicação às tarefas quelhes estão confiadas. Uma abelha a voar representa a alma dando entrada no reino celestial.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário