quinta-feira, 4 de abril de 2019

Adeus, até ao Céu


O Pequeno Grande Santo, São Francisco Marto, há 100 anos no céu.














Faz hoje 100 anos que morreu, com 10 anos de idade, Francisco Marto, pequeno pastor vidente de Fátima, dizendo: ADEUS, ATÉ AO CÉU! Foi o primeiro dos três videntes a se despedir da terra. Ao registar a sua morte a 4 de abril o seu pároco lembrou que ele se tinha confessado e recebido a comunhão pela última vez com grande lucidez e piedade e que confirmou que tinha visto uma Senhora na Cova da Iria e Valinho.

Se eu tivesse de escolher qual das Bem-aventuranças se encaixa mais com a vida e santidade deste santo pastorinho, escolheria:
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

“O pastorinho Francisco era tolerante e pacífico, condescendente, bondoso e paciente.
Não discutia.
Talvez já entendesse, naquela idade tão tenra, que da discussão, como regra, não nasce a luz, mas cresce a paixão.
Dizia:
- Pensas que ganhaste tu? Pois sim! A mim, isso não me im­porta.
Quando alguma das outras crianças teimava em tirar-lhe alguma coisa, condescendia:
- Deixa lá! A mim que me importa?
Um dia, um companheiro tirou-lhe um lenço muito lindo.
Lúcia interveio, para que o lenço lhe fosse restituído.
O Francisco, que não era para contendas, concluiu:
- Deixa lá! A mim que me importa o lenço?” (cf. Secretariado dos Pastorinhos)

Isto faz-me lembrar outra alma pequenina: Santa Teresinha do Menino Jesus que deixou escrito:
“Grande desgosto tive quando os castanheiros foram podados demasiado tarde.
Primeiro, foi uma tristeza amarga e ao mesmo tempo de grandes lutas interiores.
Gostava tanto das sombras e naquele ano não as haveria.
Os ramos, já verdes, estavam no chão em feixes, só restavam troncos.
Depois, de repente, consegui vencer-me pensando: se estivesse noutro Carmelo, que me importava que cortassem, mesmo completamente os castanheiros do Carmelo de Lisieux?!
E senti grande paz e uma alegria celestial.” (cf. História de uma alma)

Hoje quero aprender com estes dois santos a ser pacífico, isto é, paciente, condescendente, tolerante e bondoso.

Sem comentários: