quarta-feira, 10 de maio de 2017

Candeias que Deus acendeu































Candeia da família Marto


4ª feira - IV semana da Páscoa - 10 de maio

1)
A luz de Cristo
Do Evangelho de hoje:
“Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que acredita em Mim não fique nas trevas.”

2)
A Senhora vestida de Luz
Os três pastorinhos de Fátima viram uma Senhora vestida de luz, toda de branco, mais brilhante que o sol.
“Gostei muito de ver o Anjo, mas gostei ainda mais de Nossa Senhora. Do que gostei mais foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito. Gosto tanto de Deus!” - palavras de Francisco Marto, segundo a Quarta Memória da Irmã Lúcia.

3)
A Candeia dos Santos Pastorinhos
Para além das contas do terço São Francisco Marto e Santa Jacinta têm na mão uma candeia que é tomada a partir de uma candeia histórica que pertencera à família dos videntes, ao tempo das aparições. Este objeto torna-se, sobretudo, expressão da frase que São João Paulo II proferiu no dia da beatificação, ao referir-se a estas figuras da Igreja como “candeias que Deus acendeu”. Cada uma das candeias aparece caracterizada com uma luz especial, relacionada com a ligação que os videntes tinham com os astros luminosos. Jacinta gostava mais da “candeia” de Nossa Senhora, a Lua; Francisco mostrava especial predileção pela “candeia” de Nosso Senhor, o Sol, a Eucaristia.

4)
As nossas velas acesas
Bênção das velas na Procissão das velas:
Ó Deus, Vós que sois o Criador da luz e nos destes, em Jesus Cristo, a graça de vencermos as trevas do pecado, dignai-vos + abençoar estas velas, que acendemos em Vosso louvor e por intercessão da Virgem Mãe que em Fátima se manifestou revestida da Vossa luz, fazei que perseveremos na fé, até que um dia, quando o Senhor vier, possamos ir ao Seu encontro, com todos os santos, no Reino dos Céus. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.


Sem comentários: