quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Arca de Noé

4ª Feira - VI Semana Tempo Comum


Lições da a tirar da Arca de Noé


Fui há dias convidado a prestar um serviço numa localidade da nossa diocese. Antes de sair de casa, telefonei para lá, a um colega, a pedir uma sugestão para o estacionamento do carro. Quando me respondeu que bastava procurar nas redondezas um sítio para isso, manifestei alguma impaciência…
- Lá isso já sei. Necessito é de uma sugestão mais concreta.
- Ó rapaz, não sejas tão exigente. Lembra-te de que Noé andou quarenta dias à procura de um lugar para estacionar a sua arca…
- Então prepara-te para um prolongado atraso - respondi contrafeito.
E pus-me a caminho. Durante a viagem não me saía da memória a figura de Noé e a sua arca. E fui descobrindo tantas pequenas lições para a minha vida, a partir dessa contemplação. Para além da Paciência, partilho aqui algumas outras lições que descobrina nessa arca:

1. É preciso planificar o futuro.
Não estava a chover quando Noé começou a projectar e a construir a sua arca. Preparou-se, sem ter a certeza do que viria depois.

2. Manter-se sempre em boa forma.
Quando eu tiver 60 anos, alguém poderá pedir-me para fazer algo realmente grande, tal como aconteceu com Noé. Não há idade para enfrentar novos desafios.

3. Não desistir.
É aconselhável não dar ouvidos aos críticos, mas continuar a fazer o trabalho que deve ser feito. Não basta aguentar o cansaço e a rotina do trabalho; é preciso também resistir à pressão dos que nada fazem a não ser opinar.

4. Manter o alto nível.
Qualquer construção tem de ter um bom nível, pois Noé construiu a sua arca num terreno alto. O mais difícil é manter-se elevado.

5. Todos iguais.
Na nossa vida há lugar para todos, sem atropelos ou discriminações. O lobo e a ovelha viajaram juntos e em paz, porque tinham um mesmo objectivo.

6. Humildade de serviço.
A arca foi construída por amadores; o Titanic por profissionais. Afinal as habilitações ou os diplomas não são tudo na vida para sobreviver com sucesso.

7. Resistência.
Não importou a quantidade de água no exterior, desde que não invadisse a arca. O mal que nos cerca também não nos causará dano, se não nos deixarmos invadir interiormente.

8. Em Família/Comunidade.
Não vale viajar sozinho. Na arca viajou-se aos pares. Nós só avançaremos na solidariedade e na comunhão de vida e de destino.

9. Dificuldades são oportunidades.
A água foi a destruição de uns, mas também a salvação de outros. Tudo depende daquilo que construímos ou sonhamos.

10. Constância.
Há que ter paciência. Não há bem que sempre dure nem mal que sempre ature. O arco-íris só aparece quando chove.

Sem comentários: