quarta-feira, 1 de abril de 2020

Os santos não param


Os santos não morrem…
Entram na vida.

Os santos não param...
Continuam a ajudar.

Os santos não envelhecem...
Nunca perdem atualidade.






















Efeméride
“… Faleceu hoje pelas 12 horas e 18 minutos de ‘dupla pneumonia gripal’ Sua Majestade Imperial e Real Carlos I d’Áustria e IV da Hungria, de 34 anos, casado, natural de Persenbeug (Áustria) filho do Arquiduque Otto e da Arquiduquesa Maria Josefa e residente acidentalmente na Quinta do Monte (Ilha da Madeira), freguesia de Nossa Senhora do Monte, Concelho do Funchal.
Funchal, 1 de Abril de 1922”

Tinha chegado à Ilha da Madeira no dia 19 de novembro de 1921, vivendo aí exilado os últimos 5 meses da sua vida.
No dia da sua morte, depois de ter recebido a Santa Comunhão, permaneceu completamente recolhido em si mesmo, murmurando jaculatórias dentre as quais: Jesus, em ti eu vivo, Jesus, em ti morro, era a mais frequente.

Esta efeméride leva-me a outras dimensões:

1ª – Neste momento de combate à Pandemia da Covid-19, o Beato Carlos da Áustria, pode ser um poderoso intercessor, pois conheceu uma realidade parecida. Ele que viveu em quarentena o seu exílio e a sua doença (dupla pneumonia gripal) nos ajude a ultrapassar tudo isto com fé e confiança.
Ó glorioso Carlos, Imperador – rogai por nós!

2ª – Recordo uma outra pessoa, a quem tenho também muita devoção: O Quase-Beato Pe. Dehon. Estas duas almas santas, o Imperador Carlos e o Pe. Dehon, comungam de várias semelhanças:
- Têm em comum o maior de todos os tesouros – o Coração de Jesus – a quem consagraram a sua vida, as suas obras e o seu destino.
- Morreram ao meio dia… A sua entrega a Deus sempre foi o centro da sua jornada.
- O Imperador Carlos morreu dizendo: Jesus, em ti vivo. Jesus, em ti morro. Também o Pe. Dehon, a 12 de agosto de 1925, morreu dizendo: Para Ele vivi, para Ele morro.
Que estas duas almas santas nos ajudem a confiar a Deus a nossa vida, as nossas ações e o nosso destino. Ámen!

Ver também:


1 comentário:

Maria da Paz disse...

Lindo Senhor Padre. Já partilhei.