quarta-feira, 8 de abril de 2020

Pequenos Judas


4ª feira – semana santa












Reflexão do Papa Francisco, hoje mesmo:
“Pensemos nos muitos Judas institucionalizados neste mundo, que exploram as pessoas.
Pensemos também no pequeno Judas que cada um de nós tem dentro de si na hora de escolher: entre lealdade ou interesse. Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher pelo próprio interesse. Cada um de nós tem a possibilidade de se deixar atrair pelo amor ao dinheiro, aos bens ou pelo bem-estar futuro. “Judas, onde estás?” Mas  faço esta pergunta a cada um de nós: “Tu, Judas, o pequeno Judas dentro de mim: onde estás?”.

Reflexão de Santo António (+1231):
“ – Que estais dispostos a dar-me para vos entregar Jesus? – perguntou o traidor.
Que grande dor! Ó Judas, queres vender o Filho de Deus como se fosse um vil escravo, como se fosse um cão morto? E não procuras saber que preço darias Tu por Ele, mas que preço dão os compradores?
– Que estais dispostos a dar-me?
Ainda que eles te dessem o Céu e os seus anjos, a Terra e os seus homens, o mar e tudo o que ele contém, tal bastaria para comprar o Filho de Deus, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento? Poderá o Criador ser comprado ou vendido por uma criatura? Diz-me: Em que é que Ele te ofendeu? Que mal te fez para que digas: – Entregar-vo-lo-ei?
Quantos Judas Iscariotes há ainda hoje, que, em troca de algumas vantagens materiais, vendem a verdade, entregam o próximo, e se enforcam na corda da condenação eterna!”

Conclusão:
A palavra Judas, está no singular ou no plural? 
O nome JUDAS parece estar no plural porque todos somos um pouco como ele.

Ver também


Sem comentários: