quarta-feira, 29 de abril de 2020

Tentações dos Santos


Festa de Santa Catarina de Sena (1347-1380)
Co-padroeira da Europa

Tentação de Santa Catarina de Sena:
Santa Catarina de Sena foi certa vez confrontada por Deus a respeito de um “pecado oculto” que ela tinha: o pecado de julgar as pessoas. Ela costumava pensar que tinha um dom para ler a natureza humana e notar as falhas alheias, especialmente as dos sacerdotes. Mas, um dia, Deus lhe mostrou que as intuições que ela estava a receber sobre as fraquezas dos outros não vinham de Deus, mas do diabo. Ela passou a ver aquela conduta, então, como “a armadilha do demônio”.
O diabo nos permite ver as faltas uns dos outros a fim de que, ao invés de ajudar, nós comecemos a julgar as almas alheias e condená-las. Catarina admitiu isso ao Senhor, dizendo-lhe:
Vós me destes remédio contra uma doença escondida que eu não havia reconhecido, ensinando-me que não posso jamais sair em julgamento de qualquer pessoa. Pois eu, cega e debilitada como me encontrava por essa doença, frequentemente julgava os outros sob o pretexto de estar trabalhando para vossa glória e a salvação alheia.
É por isso que Santa Catarina aprendeu que, quando notamos as faltas de uma pessoa, devemos dizer a nós mesmos: “Hoje é a vez dela, amanhã será a minha, a menos que me sustente a graça divina.”

À margem
Tentações de outros santos:
- São Pedro: fugir (Quo vadis?)
- São Filipede Neri: Distrair-se (enquanto celebrava missa alguém ouviu dizer baixinho: Senhor não confies em mim que sou capaz de pecar 3 vezes em 5 minutos)
- Santo Afonso Maria de Ligório: Maus pensamentos (Tenho as mesmas tentações de quando era estudante universitário em Nápoles)

Caridade de Santa Catarina
“Pela estrada santa Catarina de Sena encontrou uma pobre que lhe pediu esmola. Não tendo nada para dar-lhe, deixou-lhe o seu manto negro e o seu véu branco de dominicana. A madre superiora que a acompanhava ficou escandalizada por essa atitude  e repreendeu-a severamente:
- Onde é que já se viu uma freira sem compostura na praça pública. Que escândalo!
- Fique sossegada minha madre, é melhor uma freira sem manto do que uma freira sem caridade!"
Assim nós podemos dizer o mesmo.
Mais vale um padre sem camisa do que um padre sem caridade; mais vale um cristão sem sapatos do que um cristão sem caridade.

O amor de Santa Caterina à Igreja





















Ver também:


Sem comentários: