quarta-feira, 22 de abril de 2020

A Terra nas nossas mãos


50º Dia Mundial da Terra

















Esta Terra nas nossas mãos
As nossas mãos nesta Terra

Esta Terra no nosso coração
O nosso coração nesta Terra

Algumas sugestões para serem meditadas e rezadas:

Santo Agostinho – Senhor meu, todas as coisas que vejo na terra e acima da terra me falam e me exortam a vos amar. Todas me dizem que as fizestes por meu amor. Obrigado, Senhor!

São Francisco de Assis – Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras.

São João da Cruz – As montanhas têm cumes, são altas, imponentes, belas, graciosas, floridas e perfumadas. Como estas montanhas é o meu Amado para mim. Os vales solitários são tranquilos, amenos, frescos, sombreados, ricos de doces águas. Pela variedade das suas árvores e pelo canto suave das aves, oferecem grande divertimento e encanto aos sentidos e, na sua solidão e silêncio, dão refrigério e repouso: como estes vales é o meu Amado para mim.

Santa Teresinha do Menino Jesus – Deus pôs-me diante dos olhos o livro da natureza e compreendi que todas as flores que Ele criou são belas, que o esplendor da rosa e a alvura do lírio não tiram o perfume à pequena violeta nem a simplicidade encantadora à margarida… Compreendi que se todas as pequeninas flores quisessem ser rosas, a natureza perderia o seu adorno primaveril os campos não ficariam esmaltados de florzinhas… Todas estas belas criaturas lembram a minha ingratidão por amar tão pouco o Criador. Criou-as para ser amado por mim.

Pe. Leão Dehon:
Eu tenho dado um pouco de atenção ao meu jardim. Isto não me afasta de Deus, antes pelo contrário. Vejo na natureza um reflexo da sua beleza. “As belas flores cantam a glória do Criador… Levanto então o meu pensamento até Deus para louvá-lo por tantas maravilhas. As belezas naturais falam-me do Criador.

Patriarca Bartolomeu – Um crime contra a natureza é um crime contra nós próprios e um pecado contra Deus.

Papa Francisco – Ao celebrar o Dia Mundial da Terra hoje, somos chamados a redescobrir o sentido do respeito sagrado pela terra, porque não é apenas a nossa casa, mas também a casa de Deus. Precisamos de uma nova maneira de olhar a nossa Casa comum. Ela não é um depósito de recursos a serem explorados. Para nós, fiéis, o mundo natural é o “Evangelho da Criação”.

Ver também:


Sem comentários: