sábado, 4 de abril de 2020

salmos não rezados (3)


Devido ao seu caráter predominantemente imprecatório, este salmo foi omitido na Liturgia das Horas (IGLH 131)


Salmo 108

Deus do meu louvor, não fiqueis insensível.

Uma boca ímpia e traiçoeira se abre contra mim.
Falam-me com língua de mentira.

Cercam-me com palavras odiosas
e atacam-se sem motivo.

Em paga da minha amizade me acusam,
mas eu entrego-me à oração.

Pagam-me o bem com o mal
e o amor com o ódio.

Suscitei contra ele um malfeitor
e à sua direita esteja um acusador.

Quando for julgado, saia condenado
e fique sem efeito o seu recurso.

Sejam-lhe abreviados os dias
e o seu lugar ocupado por outro.

Fiquem órfãos os seus filhos
e viúva a sua esposa.

Andem errantes seus filhos, a mendigar,
e sejam expulsos de suas casas em ruinas.

Apodere-se o credor de todos os seus bens,
arrebatem estranhos o fruto do seu trabalho.

Ninguém tenha piedade dele,
nem haja quem se compadeça de seus órfãos.

Seja exterminada a sua descendência
e riscado o seu nome da geração seguinte.

Seja lembrada diante de Deus a culpa de seus pais
e jamais se apague o pecado de sua mãe;

Estejam sempre presentes ao Senhor
e Ele extinga da terra a sua lembrança.

Porque não pensou em usar de misericórdia,
mas perseguiu o pobre e o indigente
e o homem de coração angustiado, para o matar.

Amou a maldição: que ela caia sobre ele;
não quis a bênção: que ela o abandone.

Revestiu-se da maldição, como dum manto:
que ela penetre como água nas suas entranhas
e como azeite nos seus ossos.

Seja para ele como vestido a envolvê-lo
e como cinto que traz sempre apertado.

Assim pague o Senhor aos que me acusam
e aos que falam contra a minha vida.

Mas Vós, Senhor, ajudai-me, por amor do vosso nome;
livrai-me, por vossa grande misericórdia.

Porque sou pobre e indigente
e dentro de mim tenho o coração angustiado.

Desfaleço como a sombra que declina;
vejo-me escorraçado como um gafanhoto.

Vacilam-me os joelhos de tanto jejuar
e meu corpo vai definhando de magreza.

Tornei-me para eles objeto de desprezo;
quando me veem, meneia a cabeça.

Socorrei-me, Senhor meu Deus;
salvai-me pela vossa bondade.

E reconheçam que isto é obra das vossas mãos,
que fostes Vós, Senhor, que assim fizestes.

Amaldiçoem eles, mas Vós abençoai.
Sejam confundidos os que se levantam contra mim,
e cheio de alegria o vosso servo.

Sejam os meus perseguidores cobertos de vergonha
e envolvidos no meio da sua confusão.

Agradecerei bem alto ao Senhor,
louvá-lo-ei no meio da multidão.

Porque Ele se pôs à direita do pobre,
para o salvar dos que o desejam condenar.


Sem comentários: