quinta-feira, 23 de abril de 2020

Sem livros não sei viver


No dia Mundial do Livro

Não sei viver sem livros:
- Porque Deus é o melhor autor.
- Porque a Criação é o livro mais belo.
- Porque os meus irmãos são livros abertos.
- Por isso sou amigo dos livros.
- E os livros são meus amigos.
















1 – Registo de uma Biblioteca:
Ao visitar, há anos, a Biblioteca Universitária de Salamanca registei o aviso público de excomunhão reservada a Sua Santidade contra qualquer pessoa que roube, desvie ou de qualquer outro modo se apodere de algum livro, pergaminho ou papel daquela biblioteca, sem que possa ser absolvida até que tudo seja perfeitamente restituído.

2 – Ao folhear, nestes dias, um livro antigo registei outro aviso:
        Se este livro for achado
        Já sabem quem o perdeu
        E honrado é aquele
        Que não quer o que não é seu























3 – Registei também de Eça de Queirós, nas Cartas de Inglaterra de 1877:
Eu não reclamo que o país escreva livros, ou que faça arte: contentar-me-ia que lesse os livros que já estão escritos, e que se interessasse pelas artes que já estão criadas. A sua esterilidade assusta-me menos que o seu indiferentismo. O doloroso espetáculo é vê-lo jazer no marasmo, sem vida intelectual, alheio a toda a ideia nova, hostil a toda a originalidade, crasso e mazorro, amuado ao seu canto, com os pés ao sol, o cigarro nos dedos e a boca às moscas… É isto que punge.

4 – Registo de um anónimo:
Eu não leio, eu converso com os livros.

5 – Por fim o registo de um sermão do Pe. António Vieira, século XVII:
Os amigos deste homem exemplar eram aqueles dois que só acompanham a um homem a toda a parte a que vá, que são Deus e os livros. São os livros conselheiros sem respeito e sem adulação… O fim para que os homens inventaram os livros foi para conservar a memória das cousas passadas contra a tirania do tempo, e contra o esquecimento dos homens, que ainda é maior tirania. Por isso Gilberto chamou aos livros reparadores da memória, e São Máximo, medicina do esquecimento.

6 – Fora de registo:





















7 – Outros registos:

8 - O meu registo:



























Sem comentários: