sexta-feira, 24 de abril de 2020

Pão e Peixe


6ª feira – II semana da Páscoa

A) A minha reflexão
Jesus serviu, saciando a fome a uma multidão…
Jesus recusou ser servido, fugindo de quem queria fazê-lo rei…
Não só fez isso como também contagiou todos à sua volta, levando-os a partilhar e a servir como Ele.
Saibamos hoje ser como Jesus… que veio para servir e não para ser servido.
Ele não veio para receber, mas para dar e dar-se.
Sendo assim ele vai fazer um novo milagre – vai transformar-nos em fermento para fazer crescer o pão para chegar a todos os que têm fome.
Jesus serviu, fazendo o milagre da multiplicação dos pães…
Para que hoje nós façamos um outro milagre fazendo o pão crescer, qual fermento na massa…














B) A reflexão de Van Thuan
Nguyen Van Thuan, cardeal vietnamita, falecido em 2002, partilhou um livro sobre a sua experiência na prisão, intitulado CINCO PÃES E DOIS PEIXES. Ele durante 8 anos foi bispo no centro do Vietname. Depois foi nomeado arcebispo de Saigão. Quando os comunistas chegaram aí, disseram-lhe que a sua nomeação tinha sido um complô e por isso meteram-no na prisão. Liberto após 13 anos de cativeiro, partilhou essa experiência, oferecendo-nos, à maneira do Jo 6, 5-11, cinco pães e dois peixes:

1.º PÃO - Viver o momento presente.
"Se passo o meu tempo a esperar, talvez as coisas que espero não aconteçam nunca. A única coisa que certamente acontecerá é a morte".
Preso a 15 de agosto de 1975, pouco depois lembra-se de fazer como São Paulo, escrever àqueles que lhe tinham confiado. Em mês e meio, escreve 1001 mensagens, em pequenos blocos de calendário que uma criança de 7 anos traz e leva para copiar. O livro - CAMINHO DE ESPERANÇA - está publicado em várias línguas.
"Penso que devo viver cada dia como o último da minha vida. Deixar tudo o que é acessório, concentrar-me no essencial. Cada palavra, cada gesto, cada telefonema, cada decisão é a coisa mais bela de minha vida. Reservo a todos o meu amor, o meu sorriso; tenho medo de perder um segundo, vivendo sem sentido..."

2.º PÃO - Discernir entre Deus e as obras de Deus.
Deus e só Deus. As obras de Deus, que fazia enquanto sacerdote e bispo, livre, podem ser confiadas a outros, por ora importa viver e alimentar do amor a Deus. Só Deus basta.

3.º PÃO - Um ponto firme, a Oração.
"Não é assim tão simples como podeis pensar... Ali houve dias em que, reduzido ao maior cansaço, à doença, não consegui rezar uma única oração!"

4.º PÃO - Minha única força, a Eucaristia.
"Nunca poderei exprimir a minha grande alegria: todos os dias, com três gotas de vinho e uma gota de água na palma da mão, celebro a minha Missa... Fabricávamos saquinhos com o papel dos maços de cigarros, para conservar o Santíssimo Sacramento. Jesus eucarístico estava sempre comigo no bolso da camisa... Até budistas e outros não cristãos se converteram. A força do amor de Jesus é irresistível. A obscuridade do cárcere ilumina-se, a semente germinou da terra durante a tempestade... celebro missa todos os dias às três horas da tarde: a hora de Jesus agonizante na cruz... são as mais belas missas da minha vida... À noite, entre as 21 e 22 horas, faço uma hora de adoração, canto..."

5.º PÃO - Amar até à unidade, o Testamento de Jesus.
"... só o amor cristão pode mudar os corações, nem as armas, nem as ameaças, nem os media... O maior erro é não reparar que os outros são também Cristo. Há pessoas que só vão descobrir isso no último dia... A caridade não tem fronteiras. Se há fronteiras não existe mais caridade".

Primeiro PEIXE - Maria Imaculada, meu primeiro amor.
Foi preso a 15 de agosto de 1975, solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
"Mãe, se vês que já não poderei ser útil à Igreja, concede-me a graça de terminar a minha vida na prisão. Mas se tu, ao invés, sabes que poderei ainda ser útil à tua Igreja, concede-me sair da prisão no dia de uma festa tua". Foi libertado no dia 21 de novembro de 1988, mais de treze anos depois de ter sido feito prisioneiro. Era a Festa da Apresentação de Nossa Senhora. "Para mim, Maria é como um Evangelho vivo, maneiro, de grande difusão, mais acessível que a vida dos santos".

Segundo PEIXE - Escolhi Jesus.
"Se vivermos vinte e quatro horas radicalmente por Jesus, seremos santos. São vinte e quatro estrelas que iluminam o teu caminho...”

Depois de 13 anos de prisão foi libertado e exilado. Começou então a trabalhar na Cúria Romana. Em 1988 foi nomeado Presidente do Conselho Pontifício de Justiça e Paz e em 201 foi nomeado Cardeal.
Está a decorrer o processo para a sua beatificação.

Ver também:


Sem comentários: