domingo, 26 de abril de 2020

Versículos não rezados (1)

Devido ao seu caráter predominantemente imprecatório, estes versículos foram omitidos na Liturgia das Horas, para além dos salmos 57, 82 e 108 (IGLH 131).

Salmo 5, 11
Castigai-os, ó Deus.
Falhem seus intentos.
Repeli-os por causa de seus muitos crimes,
pois contra Vós se revoltaram.


Salmo 20, 9-13
Poreis a mão sobre todos os adversários,
a vossa direita atingirá os que Vos odeiam.

Vós os transformeis em fornalha ardente
quando aparecerdes diante deles.
O Senhor os há de tragar com sua ira
e o fogo os devorará.

Fareis desaparecer da terra a sua descendência
e de entre os homens a sua raça.

Se intentarem contra Vós algum mal,
se premeditarem uma traição,
nada hão de conseguir.

Porque Vós os poreis em fuga
e contra eles ireis assestar o vosso arco.


Salmo 27, 4-5
Recompensai-os segundo os seus atos
e segundo a malícia das suas obras.
Retribuí-lhes segundo as obras das suas mãos
e dai-lhes a paga que merecem.

Não compreendem as ações do Senhor
nem as obras das suas mãos.
Ele os leve à ruína
e não os deixe prosperar.


Salmo 30, 18-19
Senhor, que eu não seja confundido
por Vos ter invocado;
Sejam confundidos os ímpios
e emudeçam no abismo.

Calem-se os lábios mentirosos,
que afrontam o justo com orgulho e desprezo.


Salmo 34, 3-4; 30-21; 24-26
Brandi a lança e a espada
contra os que me perseguem;

Sejam confundidos e envergonhados
os que procuram tirar-me a vida;
retrocedam humilhados
aqueles que tramam a minha desgraça.

Na verdade, eles não falam de paz,
mas tramam ciladas contra gente pacífica.

Abrem a boca contra mim, dizendo:
vimos com os próprios olhos!

Julgai-me segundo a vossa justiça,
Senhor meu Deus,
que eles se não alegrem à minha custa!

Não digam em seu coração:
conseguimos o que desejávamos
nem possam dizer: nós o devorámos.

Sejam confundidos e envergonhados
aqueles que exultam com a minha desgraça.
Cubram-se de confusão e ignomínia
aqueles que se levantam contra mim.


Salmo 39, 15-16
Cubram-se de desonra e de ignomínia
os que procuram tirar-me a vida.
Recuem e corem de vergonha
os que desejam a minha ruina.

Fiquem atónitos e confundidos
quantos de mim escarneciam.


Sem comentários: