quinta-feira, 18 de abril de 2019

Semana santa (4)













Quem participou na última Ceia do Senhor?

Eu sempre imaginei que Jesus tinha celebrado a Última Ceia apenas com os seus 12 apóstolos.
Parece que, afinal, ele celebrou com muitos dos seus discípulos… De facto a sala era grande e era costume na ceia pascal participar toda a família, mulheres, crianças, incluindo os escravos e vizinhos. Não teria sentido outra coisa, pois Jesus sempre partilhou a mesa com toda esta classe de pessoas. Seria muito estranho que numa ocasião como esta excluísse quem sempre esteve com ele, de modo particular as mulheres e tantos outros que subiram a Jerusalém com ele. Com certeza que a sua Mãe estava lá também com toda a sua humildade e discrição para saborear a presença do seu Filho e continuar como serva do Senhor...
Parece também que a igreja primitiva valorizava esta liturgia da última ceia partilhada com muita gente.
Na Fração do Pão a comunidade primitiva não repetia que "Ele tomou o Pão e deu-o aos doze, ou aos seus apóstolos", mas sim "partiu-o e deu-o aos seus discípulos".
O abençoar, o partir e o partilhar o Pão é próprio dos Apóstolos, mas o Pão partilhado é para todos os discípulos tal como na multiplicação dos pães: abençoou o pão, partiu-o e deu-lhes para que o distribuíssem à multidão (Mc 9.26).





















Sem comentários: