quinta-feira, 11 de abril de 2019

De rosto por terra


5ª feira – V semana da quaresma












Naqueles dias, Abrão ou Abraão caiu de rosto por terra e Deus falou-lhe…

Prostrar-se por terra significa 3 coisas:

1º - Mostra que o profeta Abraão estava a ver a Deus. Abraão estava na sua presença e como tal tinha de tapar o rosto. Como mais tarde Moisés no Horeb tapa o rosto na presença de Deus, Abraão caiu de rosto por terra, tapando assim com o pó a sua cara para dizer que via a Deus…

2º - Mostra que o profeta Abraão estava a ser visto por Deus.  Dizemos que Deus vê-nos do alto dos céus. Se estivermos de pé, só damos a contemplar o círculo do alto da nossa cabeça. Se ficarmos prostrados, Deus vê-nos em toda a nossa dimensão. Abraão ao cair de rosto por terra mostra quer ser visto, ou ser valorizado aos olhos de Deus, que Deus o possa avaliar em toda a sua dimensão.

3ª – Mostra que o profeta Abraão estava a oferecer-se a Deus.  Coloca-se assim à inteira disposição e abandono total a Deus, como vítima de sacrifício. Dizia-se antigamente que quando alguém se ajoelha está a oferecer um terço do seu tamanho a Deus. Se se prostrar por terra então está a oferecer não apenas um terço mas a totalidade da sua altura.


Ver também:





Sem comentários: