segunda-feira, 29 de abril de 2019

Exemplos de humildade


Festa de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja e Co-padroeira da Europa.

Dois exemplos de humildade, de igual nível e profundidade:

1º Exemplo de humildade: De analfabeta a conselheira do Papa e Doutora da Igreja. Ela nasceu em 1347 e morreu aos 33 anos. Tardiamente é que aprendeu a escrever, mas isso não impediu de ter ditado tantas cartas ao Papa, pastores da Igreja e responsáveis políticos e várias obras de espiritualidade. Com humildade corrigia os grandes da Igreja e da sociedade, orientava-os e aconselhava-os. É a humildade própria dos instrumentos de Deus. De facto, Deus não para de qualificar os seus escolhidos.


















2ª Exemplo de humildade: O Papa e pastores da Igreja recebiam com humildade as correções, orientações e conselhos de uma analfabeta, leiga (Ordem terceira de São Domingos).
Quer o Papa quer os outros pastores podiam muito bem pensar: Se Deus tem alguma coisa para me avisar, pode fazê-lo diretamente e não através de uma simples rapariga analfabeta.
Eles, por sua vez, aceitavam com humildade e confiança. Esta humildade é tão eloquente quanto a primeira.

Hoje quero rezar para que eu seja humilde, como simples instrumento de Deus e que seja humilde também aceitando o que Deus me sugere através dos meus irmãos, simples e humildes.

Ver também:





Sem comentários: