segunda-feira, 25 de março de 2019

Sermão da ave-maria

















É sem dúvida os versículos do Evangelho e de toda a sagrada escritura mais repetidos desde sempre.
Ave-maria…é sem dúvida a oração mais repetida também.
A primeira parte é a evocação do evangelho e a segunda é a do sentir da igreja.
Mas não vamos refletir sobre o conteúdo da ave-maria, a sua origem, o seu significado teológico…
Vamos apenas fazer a apologia da recitação da ave-maria.
Vale a pena recitar a ave-maria porque é benéfica para todos:
Para Maria, para Deus, para os nossos irmãos (comunidade) e para nós próprios.
1º Benéfica para Maria
Alguns idosos dizem-me que sempre que ouvem determinada música vibram de felicidade pois foi a esse som que se conheceram, ou se enamoraram, ou pediram em casamento, ou nasceu filhos…
Repetir ave-maria é renovar e fazer reviver em maia a felicidade, o seu chamamento….
Ela exulta de alegria sempre que ouve essa saudação.
2ª Benéfica para Deus
Quando vejo alguém a passar junto da igreja e a benzer-se eu fico feliz e orgulhoso (e não é nada comigo). Ouvir alguém rezar a ave-maria enche-me também de alegria… e imagino Deus como não deve ficar.
Repetir a ave-maria é rezar a deus, é louvá-lo pelo seu projeto, é dizer que gostamos de quem deus gosta e gostamos de quem mais gosta de Deus.
3º Benéfica para os nossos irmãos
Na segunda parte não rezamos por nós. Não dizemos roga por mim pobre pecador (que é verdade mas não é a maneira própria de rezar), agora e na hora da minha morte… dizemos tudo isso no plural porque a oração é sempre plural. Quando rezamos a ave-maria rezamos em nome da comunidade… todos ficam a ganhar. É a oração da comunidade, mesmo rezada no isolamento, no silêncio ou no esquecimento, é sempre uma oração comunitária e faz bem a todos os irmãos. Sempre que alguém reza uma ave-maria, está a rezar por nós, a torcer por mim e por todos os meus irmãos. Nós nunca rezaremos tanto pelos outros como os outros rezam por nós, na ave-maria. Na oração não há palavras como EU, MEU, PARA MIM. Quem reza, reza sempre no plural, para em nome de todos e em benefício de todos. Quando eu oiço rezar uma ave-maria, fico contente pois alguém está a rezar por mim. Rezar uma ave-maria é viver em comunhão com os irmãos. É um grande benefício que nós fazemos aos outros nossos irmãos, mesmo sem eles saberem.
4º Benéfica para cada um
Terminamos pedindo: rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte, Na Ave-maria nós dizemos: Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Ámen.
Eu prefiro concluir a recitação da Ave-maria de maneira diferente, dizendo:
Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora do nosso Encontro com Deus. Ámen.
Prefiro dizer encontro e não morte, e não é por medo mas por confiança.
É este o meu sonho ao rezar a Ave-Maria:
Espero que ela me acompanhe pelos caminhos desta vida e que esteja presente também quando eu estiver diante de Jesus no encontro derradeiro e definitivo. Não quero estar sozinho diante de Deus.
Quero que Maria, sua e minha mãe, esteja presente nesse encontro.
Por outras palavras, Quero que seja Maria a fazer a minha apresentação a Deus à minha chegada ao Céu, pois ela não deixa de ser a Senhora da Apresentação. 
Rezar a ave-maria é estar ao lado de Maria, para que Maria esteja ao nosso lado na entrada no céu.
Rezar a ave-maria é benéfico para cada um, benéfico, no tempo e benéfico na eternidade.

Ver também:






Sem comentários: