terça-feira, 5 de março de 2019

Da folia à agonia


3ª feira de Carnaval

Hoje, dia de Carnaval, na Liturgia própria da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) há a celebração da memória da Oração de Jesus Cristo no Horto.
Porquê?
Antigamente era comum em quase todas as igrejas fazer do dia de Entrudo ou de Carnaval um dia de Oração e de Reparação.
Muitos cidadãos festejavam a folia do carnaval, com excessos a todos os níveis, prazer, malícia, provocações, abusos... De tal maneira que a folia das gentes se transformava em agonia de Cristo. Ele continuava a sofrer, como no Horto das Oliveiras. Os excessos do carnaval eram a repetição do sofrimento do horto. E os Cristãos onde deviam estar? Na folia com a multidão ou junto de Jesus na agonia, em oração e reparação?
É por isso que surge esta celebração da Oração de Jesus no Horto, ou as 48 horas de adoração e reparação em desagravo dos pecados do carnaval.
Os tempos mudaram, os excessos ou pecados são os mesmos ou piores, a reparação é diferente, os cristãos também mudaram, mas a questão continua a mesma: De que lado é que estão os cristãos? Do lado da folia da multidão ou do lado da agonia redentora de Cristo.

Hoje peço que Deus me ajude a ficar sempre do Seu lado, mesmo que seja no meio da multidão que o ofende.
E rezo também por aqueles que festejaram o carnaval com folia para que possam logo entrar na quaresma em sintonia com Deus.




Sem comentários: