sábado, 16 de março de 2019

II semana da quaresma


Ofício de Leitura

Domingo
1ª – Deus não conduziu o seu povo pelo país dos Filisteus, apesar de ser o mais curto, porque Deus pensava: Perante a perspetiva da luta o povo poderia arrepender-se e voltar para o Egito.
2ª – Ninguém tenha medo de sofrer pela justiça, ou desespere da realização das promessas, porque é pelo trabalho que se chega ao repouso, e pela morte à vida.

Santoral 17/3
A toda a hora darei graças ao meu Deus, que me conservou fiel no dia da provação.

2ª feira
1ª – Moisés disse ao povo: Não temais. Permanecei firmes e vereis a salvação que o Senhor vos dará neste dia. O Senhor combaterá por vós, e vós nada tereis que fazer.
2ª – Para os judeus, ao Egito seguiu-se o deserto; para ti, ao êxodo deste mundo seguir-se-á o Céu.

Santoral 18/3
Começai a lavar as vossas vestes pela penitência, para que o Esposo vos encontre sem mancha quando fordes chamados à sua presença.

3ª feira
1ª – Uns apanharam mais, outros menos. Quando, porém, mediam o maná, nem sobrava a quem tinha mais, nem faltava a quem tinha trazido menos. Cada um apanhava o que necessitava para comer.
2ª – O verdadeiro sacrifício vespertino é a paixão do Senhor, a cruz do Senhor, a oblação da vítima salutar. E na ressurreição, aquele sacrifício vespertino converteu-se em oferenda matinal.

Santoral 19/3
1ª – A fé é a garantia dos bens que se esperam e a certeza das realidades que não se veem.
2ª – Quando a divina providência escolhe alguém para uma graça singular ou para um estado elevado, concede à pessoa assim eleita todos os carismas que são necessários ao seu ministério. Se toda a Santa Igreja é devedora à Virgem Mãe porque por meio dela recebeu Cristo, assim também, deve a São José uma singular gratidão e reverência.

4ª feira
1ª – Quando Moisés erguia as mãos, Israel ganhava vantagem; mas quando as deixava cair, ganhava vantagem Amalec.
2ª – Deste modo a Lei era para eles, ao mesmo tempo norma de vida e profecia das realidades futuras.

5ª feira
1ª – Tu deves permanecer diante de Deus em nome do povo, para apresentares a Deus as questões…
2ª – Vejamos quantos graus é preciso subir para chegar ao temor do Senhor: devemos invocar a sabedoria, chamar a prudência, buscá-a como a prata e procurá-la como um tesouro. Assim se chega à compreensão do temor do Senhor.

6ª feira
1ª – Moisés falava e Deus respondia-lhe com voz de trovão.
2ª – Por meio do Decálogo, Deus preparava o homem para a sua amizade e para a concórdia com o próximo.

Sábado
1ª – Em seis dias o Senhor fez o céu, a terra e o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou e consagrou o dia de sábado.
2ª – Só Deus é bom; e portanto, o que é bom é divino, e o que é divino é bom.

Santoral 23/3
Expliquem a doutrina cristã com métodos apropriados às necessidades dos tempos, isto é, que correspondam às dificuldades e problemas que mais preocupam e angustiam os homens.



Sem comentários: