segunda-feira, 25 de março de 2019

O Angelus

















O Angelus é uma oração, em devoção à Imaculada Conceição, repetida três vezes ao dia, de manhã, ao meio dia e ao entardecer. É constituída de três textos que descrevem o mistério da Encarnação, respondidos com uma Avé Maria e uma oração final. O nome "Angelus Domini nuntiavit Mariæ", foi retirado da Antífona de Nossa Senhora: "Alma Redemptoris", hino mariano do século XI.

Não se sabe ao certo a origem do Angelus, mas no séc. XIV já era comum em toda a Europa rezar, ao anoitecer, em louvor da Virgem Maria. Nessa época, os versículos não eram bem como os atuais. Eram assim:

Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum
Dulcis instar mellis campana vocor Gabrielis

Ecce Gabrielis sonat hæc campana fidelis 
Missi de coelis nomen habeo Gabrielis 

Missus vero pie Gabriel fert læta Mariæ
O Rex Gloriæ Veni Cum Pace 

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco
Doce como o mel é o sino de Gabriel

Escutai fiéis o sino de Gabriel 
Eu sou Gabriel enviado do Céu

O mensageiro Gabriel traz a Boa Nova à Virgem Maria
Ó Rei da glória, vem em paz;

O som dos sinos associado ao Angelus vem de São Boaventura, que determinou à Ordem dos Frades Menores, em 1269, que se tocassem os sinos no lusco-fusco, enquanto se rezava a Avé Maria. 

A prática de rezar também ao meio-dia, por sua vez, é posterior (séc. XV) e foi estimulada por Louis XI (1475), como uma oração pela paz, na medida em que a cristandade se encontrava ameaçada pelo domínio dos turcos. Em 1318, o Papa João XXII oficializou o Angelus ao conceder indulgências para quem a praticasse. Em 1724, o Papa Bento XIII, determinou cem dias de indulgência para cada oração do Angelus, com uma plenária uma vez por mês. Era necessário que o Angelus fosse dito de joelhos, (exceto aos Domingos e aos Sábados, quando se devia permanecer de pé) ao som do sino. Essas circunstâncias foram modificadas pelo Papa Leão XIII em 1884. Atualmente, é necessário apenas que a oração seja feita nas horas apropriadas, de manhã, ao meio-dia e à noite.

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria
R. E Ela concebeu pelo Espírito Santo
Avé Maria...

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim, segundo a Vossa palavra.
Avé Maria...

V. E o Verbo Divino encarnou.
R. E habitou entre nós.
Avé Maria...

V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oremos:
Infundi, Senhor, a vossa graça, em nossas almas, para que nós, que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela Sua paixão e morte na cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Ámen.


Sem comentários: