sábado, 23 de março de 2019

III semana da quaresma


Ofício de Leitura

Domingo
1ª – Nem sequer ao pobre favorecerás no seu processo… Quando vires caído sob a carga o jumento do teu inimigo, não passarás adiante sem o ajudares.
2ª – Jesus pede de beber e promete dar de beber. Apresenta-se como necessitado que espera receber, mas é rico para dar em abundância.

2ª feira
1ª – Moisés veio comunicar ao povo todas as palavras do Senhor e todas as suas leis. O povo inteiro respondeu a uma voz: faremos tudo o que o Senhor ordenou.
2ª – A grandeza do homem, a sua glória e a sua dignidade consistem em conhecer onde está a verdadeira grandeza e segui-la de todo o coração…

Santoral 25/3
1ª – Natã disse a David: Faz tudo o que o coração te pede, que Deus está contigo.
2ª – A humildade foi assumida pela majestade, a fraqueza pela força, a mortalidade pela eternidade. Deus sendo invisível em Si mesmo, torna-se visível na nossa natureza…

3ª feira
1ª – Todo o povo arrancou as argolas de ouro das orelhas e levou-as a Aarão que fez dele um bezerro de metal fundido.
2ª – Para que não venhas a perder por ter guardado para ti, distribui aos outros para que venhas a recolher; dá a ti mesmo, dando aos pobres, porque o que deixares de dar aos outros, também tu o não possuirás.

4ª feira
1ª – O Senhor falava com Moisés frente a frente, com quem fala com um amigo.
2ª – A alma do homem deve ser pura como um espelho resplandecente. Quando um espelho está baço, não pode o homem contemplar nele o seu rosto; do mesmo modo, quando há pecado no homem, não lhe é possível ver a Deus.

5ª feira
1ª – Trabalharás durante seis dias, mas ao sétimo dia descansarás, até no tempo da lavra e da colheita.
2ª – No passado a oração fazia vir as pragas, aniquilava os exércitos, impedia o benefício das chuvas. Agora, porém, a oração afasta toda a ira de Deus, vela pelo bem dos inimigos e roga pelos perseguidores. Só a oração vence a Deus.

6ª feira
1ª – E todos os artistas a quem o Senhor dotou de talento e inteligência para saberem trabalhar, executarão todos os trabalhos destinados ao Santuário.
2ª – Para que o mistério da paixão do Senhor não seja inútil para nós, devemos imitar o que recebemos e anunciar aos outros o que veneramos.

Sábado
1ª – Sempre que a nuvem se elevava de cima do Tabernáculo, os filhos de Israel levantavam o acampamento para nova jornada. Mas se a nuvem não se elevava, eles não se moviam até ao dia em que ela se elevasse de novo.
2ª – Só a prática do bem não admite adiamento… O que se dá com tristeza e constrangimento nem agrada nem é digno.



Sem comentários: