sábado, 30 de março de 2019

IV semana da quaresma


Ofício de Leitura

Domingo
1ª – A glória do Senhor manifestou-se a todo o povo… Ao ver tudo isto, o povo rompeu em aclamações de alegria e prostrou-se com o rosto por terra.
2ª – Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Permanecendo junto do Pai é verdade e vida. Revestindo-se da nossa carne, fez-se caminho.

2ª feira
1ª – O cabrito levará sobre si as faltas de todos para uma terra árida e será abandonado no deserto.
2ª – Olha para o Oriente, de onde nasce para ti o Sol de justiça, de onde a luz se levanta sempre sobre ti, para que nunca andes nas trevas nem te surpreenda nas trevas o último dia, para que não caia sobre ti a noite e a escuridão da ignorância, mas vivas sempre na luz da sabedoria, no pleno dia da fé e no fulgor da caridade e da paz.

3ª feira
1ª – Levantar-te-ás diante dos cabelos brancos e respeitarás a presença do ancião; assim temerás o teu Deus.
2ª – Se Deus é amor, a caridade não deve ter fronteiras, porque a grandeza de Deus não tem limites. Quem dá esmola, faça-o com alegria e confiança, porque tanto maior será o lucro quanto menos guardar para si.

Santoral 2/4
Conservar o ressentimento do mal é uma ofensa, é complemento da ira, retenção do pecado, ódio da justiça. Flecha do rancor, veneno da alma, destruição das virtudes, verme da consciência, obstáculo da oração, impedimento das graças que pedimos a Deus, alienação da caridade, espinho cravado na alma, maldade sempre desperta, pecado que nunca se apaga, morte quotidiana.

4ª feira
1ª – Quem dera que todos os membros do povo do Senhor fossem profetas.
2ª – O Verbo divino não se limitou a curar as nossas enfermidades, mas tomou sobre si a nossa fragilidade.

5ª feira
1ª – Vimos lá os gigantes, filhos de Anac. A seu lado nós parecíamos gafanhotos, e era assim que eles também nos olhavam.
2ª – O Filho Unigénito de Deus se fez também filho do homem, de modo que não lhe falasse nem a humanidade em toda a sua realidade, nem a divindade em toda a sua plenitude.

Santoral 4/4
A oração purifica-nos, a leitura instrui-nos. Pratiquemos uma e outra, porque ambas são boas. Mas se isso não é possível, é melhor orar do que ler. Quem deseja estar sempre com Deus, deve orar e ler frequentemente. Quando oramos, falamos nós com Deus; quando lemos, fala Deus connosco.

6ª feira
1ª – Mostre-se agora como é grande o poder do meu Senhor: O Senhor é paciente e cheio de misericórdia…
2ª – O mistério pascal une na mesma fé os que estão corporalmente distantes.

Santoral 5/4
Se desejas ser útil às almas do próximo, começa por recorrer a Deus com todo o coração e pede-lhe com simplicidade que se digne infundir em ti a caridade, que é o compêndio de todas as virtudes e a melhor garantia de êxito nas tuas atividades.

Sábado
1ª – Na viagem o povo impacientou-se e falou contra Deus e contra Moisés.
2ª – O progresso, altamente proveitoso para o homem, encerra também uma grande tentação: uma vez perturbada a hierarquia dos valores e misturado o mal com o bem, os indivíduos e as coletividades só prestam atenção ao interesse próprio e esquecem o dos outros. Isto faz com que o mundo deixe de ser o lugar da verdadeira fraternidade e que o crescente poder da humanidade ameace destruir o próprio género humano.



Sem comentários: