sexta-feira, 13 de setembro de 2024

O que deve mudar na Igreja


6ª feira – XXIII semana comum

Hoje somos convidados a examinar-nos antes de julgar os outros:

Sou realmente um cristão tão bom que posso me dar ao luxo de julgar os outros? 

Se não sou capaz de tratar os outros com misericórdia, é melhor não julgar ninguém, trabalhar para melhorar a minha vida antes de me envolver na dos outros.

É fácil perceber os erros dos outros, mas é muito difícil aceitar que não sou perfeito, que ainda tenho um longo caminho a percorrer para ser um cristão completo, como Deus espera de mim.

 

1º exemplo

Um dia perguntaram à Madre Teresa de Calcutá:

- O que você mudaria na Igreja?

Ela sem hesitação respondeu:

- Eu mudaria a mim mesma, mudaria o meu coração.

É assim que se retira a trave da nossa vista para poder mudar o argueiro da vista dos irmãos.

 

2º exemplo

Santo Agostinho in 'Explicação do Sermão da Montanha' (19, 63) pregava assim:

“O Senhor previne-nos contra os juízos temerários e injustos, pois pretende que ajamos com um coração simples, olhando sempre só para Deus. Dado que ignoramos o motivo de muitas ações, seria temerário da nossa parte julgá-las. Os mais dispostos a fazer juízos temerários e a condenar os outros são aqueles que preferem condená-los a corrigi-los e trazê-los ao bem, uma atitude que denota orgulho e mesquinhez.

Por exemplo, um homem peca por cólera, e tu repreende-lo com ódio. Entre a cólera e o ódio vai a mesma distância que separa a palha do argueiro. O ódio é uma cólera inveterada que, com o tempo, assumiu proporções tais, que bem merece o nome de argueiro. Pode acontecer que te encolerizes quando pretendias corrigir, mas não deves nunca deixar-te levar pelo ódio. Afasta primeiro o ódio para longe de ti, e poderás depois corrigir aquele que amas.”

 

Ver também:

Míopes, daltónicos, cegos

Ampliar defeitos alheios

Tal mestre, tal discípulo

Versão doméstica

Não julgueis

Quem é mais cego

Trave e argueiro

A trave e o argueiro

Ter mais que fazer

Fofoca é crime

Não julgar

Cego a guiar cego

Argueiro e trave nos olhos

Corrigir por amor

 

Sem comentários: