domingo, 26 de maio de 2019

VI semana da Páscoa


Ofício de Leitura

Domingo
1ª – Esta é a mensagem que ouvimos d’Ele e vos anunciamos: Deus é luz e n’Ele não há trevas.
2ª – É necessário que também nós, seguindo os seus passos, formemos parte daqueles, que vivem não já na carne, mas acima da carne.

Santoral 26/5
Alegrai-vos na verdade e não na iniquidade; alegrai-vos na esperança da eternidade e não nas flores da vaidade. Alegrai-vos assim em toda a parte e em todo o tempo que viverdes neste mundo.

2ª feira
1ª – Escrevo-vos isto, para que não pequeis. Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai.
2ª – Os homens são concebidos duas vezes, uma corporalmente, outra pelo Espírito divino.

Santoral 27/5
Cristo, o grão de trigo, caiu na terra e morreu, para não reinar sozinho no Céu. Por sua morte nós vivemos, por sua fraqueza nos fortalecemos, por sua paixão nos livramos da nossa, por seu amor procuramos irmãos que não conhecemos, por sua bondade encontramos a quem procurávamos sem conhecer.

3ª feira
1ª – O mundo passa com as suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
2ª – Deste modo já não somos simplesmente homens, mas filhos de Deus e habitantes do Céu, pelo facto de nos termos tornado participantes da natureza divina.

4ª feira
1ª – Eles saíram do meio de nós, mas não eram dos nossos. Se fossem dos nossos, teriam ficado connosco. Assim sucedeu para ficar bem claro que nem todos eram dos nossos.
2ª – Aqueles dias que decorreram entre a ressurreição do Senhor e a sua ascensão, não foram passados na ociosidade… receberam o Espírito Santo, foram instruídos.

5ª feira
1ª – Quem nasceu de Deus não comete o pecado, porque permanece nele uma semente divina; e não pode pecar, porque nasceu de Deus.
2ª – Nisto consiste o vigor das almas grandes e a luz dos corações fiéis: crer, sem hesitar, naquilo que não se vê com os olhos do corpo, e fixar o desejo aonde não pode chegar a vista.

6ª feira
1ª – Nisto conhecemos o amor de Deus: Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos também dar a vida pelos nossos irmãos.
2ª – A Igreja conhece duas vidas que lhe foram anunciadas por Deus: uma é vivida na fé, a outra na visão: uma no tempo da peregrinação sobre a terra, a outra nas moradas eternas; uma no trabalho, outra no descanso; uma no exílio, outra na pátria; uma no esforço da atividade, outra no prémio da contemplação.

Santoral 31/5
1ª – Põe-me como selo sobre o teu coração, como um selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte.
2ª – Maria nada atribui aos seus méritos, mas reconhece toda a sua grandeza como dom d’Aquele que, sendo por essência poderoso e grande, costuma transformar os seus fiéis, pequenos e fracos, em fortes e grandes.

Sábado
1ª – Se o nosso coração nos acusar, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.
2ª – A salvação consiste em estarmos todos unidos, pela nossa íntima adesão ao sumo e único bem.

Santoral 1/6
Não há ninguém que, sem perder a razão, abandone a piedade para cair na impiedade.


Sem comentários: