segunda-feira, 13 de maio de 2019

A melhor maneira de rezar


















A melhor maneira de rezar o Terço.
O Terço é a melhor maneira de rezar.

Qual a melhor maneira de rezar o terço?
- De joelhos?
- De mãos para o Céu?- Com os olhos fechados?
- Em voz alta?
- No silêncio da noite?
- Diante de uma imagem de Nossa Senhora?
- Meditando nos mistérios evangélicos?
A maneira mais eficaz de rezar o terço é na companhia de alguém.
O terço não é para se rezar sozinhos…
Rezamos bem quando o fazemos em família, em grupo, em comunidade, em Igreja.
A melhor maneira de rezar o terço ou outras orações é rezar com mais alguém.
Que nunca nos falta alguém para rezar connosco e que saibamos aceitar rezar com os outros.

A 13 de maio de 1917 Nossa Senhora disse aos pastorinhos em Fátima:
- Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra...











Que dizem os homens que é o Terço ou o Rosário?

- O Rosário é a arma que a Santíssima Trindade quer que usemos para mudar o mundo. É com o Saltério Evangélico, a pedra fundamental do Novo Testamento, que se converterá as almas endurecidas e ganhá-las para Deus. (São Domingos,+1221)

- O Rosário é o flagelo do demónio (Papa Adriano VI, +1523).

- No Rosário encontrei ao atrativos mais doces, mais suaves, mais eficazes e mais poderosos para me unir a Deus (Santa Teresa de Ávila, +1582)

- O Rosário é a mais divina das devoções (São Carlos Borromeu, + 1584)

- O Rosário contém todo o mérito da oração vocal e toda a virtude da oração mental (Santa Rosa de Lima, +1617)

- O Santo Rosário é a melhor devoção do povo cristão (São Francisco de Sales, +1622).

- O Rosário é o Saltério da Virgem, composto à semelhança do Saltério de David, com as dez cordas do Decálogo (Pe. António Vieira, +1697)

- O Rosário é mais valioso que os salmos, pois assim como a realidade é mais importante que a prefiguração, da mesma forma o Rosário é mais grandioso que o Saltério que nada mais fez que prefigura-lo. É a arma de Salvação que Deus dá àqueles que quer salvar (São Luís Maria Grignion de Montfort, +1716)

- Entre todas as homenagens que se devem à Mãe de Deus, não conheço nenhuma mais agradável que o Rosário (Santo Afonso Maria de Ligório, +1787)

- O Rosário é a arma com que afastei muitas almas do maligno (São João Maria Vianney, o Cura de Ars, +1859)

- Todas as minhas obras e trabalhos têm como base duas coisas: A Missa e o Rosário (São João Bosco, +1888)

- O Rosário é uma cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas mãos da Santíssima Virgem. Pelo Rosário podemos alcançar tudo (Santa Teresinha do Menino Jesus, +1897).

- O Rosário é a forma de oração mais excelente e o meio mais eficaz para alcançar a vida Eterna. É o remédio para todos os nossos males, a raiz de todas as nossas bênçãos (Papa Leão XIII, +1903).

- O Rosário é a mais bela e a mais rica em graças dentre todas as orações. É a oração que mais toca o Coração da Mãe de Deus (São Pio X, +1914).

- O Rosário é o livro de oração dos que não sabem ler, é a maravilhosa escola de santificação e o resumo de toda a pregação do Evangelho (Pe. Leão Dehon, +1925)

- O Rosário é uma arma poderosíssima para fazer os demónios fugirem (Pio XI, +1939).

- O Terço é uma Ave Maria dilatada ou explicitada (Cientista Jesuíta Teilhard de Chardin, +1955).

- Para mim os mistérios do Rosário são 15 janelas através das quais eu olho, na luz de Deus, tudo o que acontece no mundo e rezo, rezo, rezo… (São João XXIII,1963)

- O Rosário é a arma invencível para o nosso tempo (São Pio Pietrelcina, +1968)

- O Rosário é a oração evangélica por excelência, ramalhete de rosas ou grinalda de louvores a Maria e aos mistérios do Seu Divino Filho (São Paulo VI, + 1978)

- O Terço é a melhor terapia para as almas atormentadas, infelizes, temerosas e frustradas, precisamente porque envolve o uso simultâneo de três poderes: o físico, o vocal e o espiritual, nesta ordem (Arcebisto D. Fulton Sheen, +1979).

- O Rosário é a minha companhia nos momentos de alegria e nas provações. É a minha oração preferida, maravilhosa na sua simplicidade e profundidade (São João Paulo II, +2005)

- Rezar o Terço é passear pelo Evangelho em união com Maria Santíssima, pois o Rosário é a belíssima síntese do Evangelho (D. Murilo Krieger, SCJ, arcebispo da Baía)

- O Terço é a oração que sempre acompanha a minha vida; é a oração dos simples e dos santos, é a oração do meu coração (Papa Francisco).





Sem comentários: