domingo, 26 de maio de 2019

Tão perto de nós


Ano C – VI domingo da Páscoa

Continuamos a acompanhar o discurso de despedida de Jesus, depois da última ceia, como preparação para a despedida na sua Ascensão.

Jesus diz que vai partir, e que é bom para todos que assim seja, pois haverá outras maneiras de continuar presente. Depois das duas primeiras anunciadas anteriormente, Jesus anuncia no Evangelho de hoje as duas últimas:

1ª Presente através da Eucaristia.
Quem come o seu Corpo permanece em Deus e Deus permanece nele.

2ª Presente através do amor e da comunidade.
Tal como eu vos amei, amai-vos uns aos outros. Nisto saberão todos que sois meus discípulos. Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles. Onde há caridade e amor, aí habita Deus.
Quem acolhe os irmãos, acolhe a Cristo.
Quem acolhe a Cristo, tem de acolher os irmãos.

3ª Presente através da Palavra
Quem me ama guarda a minha palavra, meu Pai o amará, viremos a ele e faremos nele a nossa morada.
Quem acolhe a Palavra acolhe a Deus.
Quem acolhe a Deus tem de acolher a sua Palavra.

4ª Através do Espírito Santo
Quando o Pai enviar o Espírito Santo, vos anunciará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu vos disse.
Deus continua presença, a falar, a ensinar e a agir através do Espírito Santo (tal como vemos na Primeira Leitura).

Perguntas finais:
Quando é que os discípulos se encontravam mais perto de Cristo? 
Antes da Ascensão ou depois da Ascensão?
Quando escutavam as palavras que não entendiam ou quando compreendiam as palavras que já não escutavam?
Tenho a certeza quer numa quer noutra situação Deus está sempre perto.
Quando os discípulos escutavam as palavras que não entendiam, era Cristo que estava mais perto deles.
Quando os discípulos compreendiam as palavras que já não escutavam, eram eles que estavam mais perto de Cristo.



Sem comentários: